segunda-feira, 20 de Agosto de 2012 09:17h Camila Caetano

Autos de vistoria dos Bombeiros serão solicitados via internet

O Infoscip foi desenvolvido pela Prodemge, tendo o subsidio das secretarias de Defesa Social (Seds) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Para melhorar o andamento dos cadastros de projetos entre os profissionais das engenharias, foi lançado nessa quinta-feira (16), o  Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Minas Gerais (Infoscip), onde os pedidos de emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros serão feitos pela internet. O lançamento oficial ocorreu durante solenidade no auditório JK, na Cidade Administrativa. “É um sistema informatizado que vai funcionar tanto para cadastros dos engenheiros, e dos responsáveis técnicos pelo projeto, que vão fazer esses cadastros tudo via internet, e também poderão cadastrar projetos, até então vai ser mais a documentação. Através desse sistema eles vão ter um acompanhamento, não vai ser preciso eles se desloquem até aqui. Como ele foi lançado ontem o acesso está mais em Belo Horizonte, a princípio. A gente já tem acesso aqui, só que ainda não temos engenheiros cadastrados na nossa região”, relata o Sargento Leandro do Corpo de Bombeiros de Divinópolis.

 


O Infoscip foi desenvolvido pela Prodemge, tendo o subsidio das secretarias de Defesa Social (Seds) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.  O mesmo integra o Projeto Estruturador Descomplicar, criado pelo Governo de Minas para facilitar as relações com os cidadãos, para simplificar esses processos. “Também tem no sistema cadastro de cães, porque tem um decreto que regulariza que o Corpo de Bombeiros é o órgão que faz o cadastro e fiscalização de cães, no caso pitbull, rottweiler, e outros desse porte. Mas o sistema ainda não está aberto para esse tipo de cadastro”, complementa o Sargento Leandro.

 


A execução do sistema é simples e irá facilitar o acesso tanto aos solicitantes quanto ao Corpo de Bombeiros. O Sargento Bessas explica como a página de cadastro ( www.infoscip.mg.gov.br) funciona: “Vai clicar no link de Cadastro de Responsável Técnico, onde ele faz primeiro o cadastro dele, para que ele possa fazer esse cadastro tem que estar cadastrado no CREA e em dia com o pagamento do mesmo. Primeiro ele faz o seu cadastro para depois cadastrar os projetos”.

 


Além disso, o Sargento Leandro relata que em Divinópolis há muitos pedidos de outras regiões, deste modo, profissionais de outros locais não precisarão se deslocar até a cidade para realizar esse cadastro. “É um projeto que ainda está em expansão, que a gente já está recebendo o treinamento, mas é um programa que vai agilizar muito no setor de protocolização, porque os profissionais poderão fazer nas suas casas, trabalhos, e a gente vai receber através do email e informando todo o andamento no processo deles”, relata o Sargento Leandro. É válido ressaltar que em todo o estado de Minas Gerais o Corpo de Bombeiros realizou 15.381 vistorias para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros somente no ano passado. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.