terça-feira, 29 de Abril de 2014 05:39h

Bastidores da Polícia

Greve dos Delegados.

Depois das paralisações, os delegados de Polícia Civil de Minas esperam uma posição do governo em relação às suas reivindicações. Suas atividades continuam normalmente enquanto aguardam proposta do governo do Estado.
A categoria cobra melhores condições de trabalho e também melhores salários baseados na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Carreira Jurídica que reconhece o cargo de delegado como operador do direito.
Na avaliação dos mesmos, a greve serve apenas como um alerta, ou seja chamar a atenção do governo . A PEC é o reconhecimento da profissão. "A PEC reflete o papel estratégico e fundamental do delegado, que é bacharel em Direito. É a busca da dignidade da profissão."
A categoria vai retomar o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para deliberar as outras reivindicações que incluem melhores condições de trabalho, concurso público para a contratação de mais delegados e a melhoria nas delegacias em municípios onde falta, além de material humano, equipamentos.
Aqui em Divinópolis, por exemplo, faltam alguns para completar a equipe. O governo do Estado está mostrando sensibilidade com a causa e já sinaliza com concurso público tanto para delegados como escrivães e investigadores. Aqui também tem vagas para legistas. Atualmente os serviços estão sendo feitos em Formiga.
Aliás, aqui também precisa urgentemente de reformas no IML. Tudo isso, aliado a baixos salários e falta de material humano, gera polêmicas e constrangimento, levando a categoria a tomar decisões que às vezes são desagradáveis, como a greve. Mas felizmente não foi uma paralisação geral e sim horas paradas mesmo, porque o movimento trazendo presos para as delegacias continuam bombando. E muitos tiveram que amargar no carro durante o período da greve.

 

CONCURSO PÚBLICO - PROVIMENTO 2014/1
INVESTIGADOR DE POLÍCIA 9 de Junho a 10 de Julho de 2014
MÉDICO LEGISTA
PERITO CRIMINAL
ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL
O Edital 01/14 foi publicado no Diário Oficial de 03/04/2014

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.