terça-feira, 27 de Maio de 2014 05:02h Atualizado em 27 de Maio de 2014 às 05:05h.

Batalhão Copa começa a atuar no dia 12 de junho com quase três mil militares

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentou, ontem (26), o Batalhão Copa, uma equipe tática especialmente convocada para atuar durante o Mundial em Belo Horizonte.

São 2.860 militares divididos em seis companhias para reforçar a atuação da PMMG no evento. O grupo, originalmente criado no ano passado para a Copa das Confederações, com 1.580 homens e mulheres, foi reativado e ampliado neste ano.
O Batalhão Copa realizou, nesta segunda-feira, um treinamento no Mineirão e também irá praticar as estratégias em outros locais de atuação durante a Copa, até o dia 7 de junho. No dia 12, data de início do Mundial, as operações da equipe começam oficialmente. Segundo o comandante geral da PM, o treinamento vai propiciar a ambientação dos policiais nos locais onde eles irão atuar.
As equipes estarão presentes no Mineirão e nos centros oficiais de treinamento, nos pontos turísticos da capital (praças do Papa e Liberdade, Savassi e Pampulha), nos aeroportos e hotéis, na Fan Fest do Expominas, e nos terminais de estações de mobilidade urbana (rodoviária, MOVE, BHBus e metrô). Além disso, a sexta equipe, de recobrimento, estará à disposição para apoiar as demais companhias. Haverá ainda um destacamento responsável pelo suporte administrativo.
Durante o treinamento são abordados temas como policiamento em praças desportivas e locais de grande aglomeração de público, segurança preventiva orientada ao turismo, instrumentos de menor potencial ofensivo e operações de controle de distúrbio. No caso de tumultos em grandes aglomerações, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) será responsável, mas poderá contar com reforço do Batalhão Copa.

 


Crédito:Osvaldo Afonso/Imprensa MG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.