sexta-feira, 13 de Abril de 2012 11:08h Atualizado em 13 de Abril de 2012 às 11:11h. Vinicius Soares

Bombeiros formaram mais Bombeiros Mirins

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em Divinópolis, iniciará mais uma turma do Projeto Bombeiro Mirim no dia 23 de abril de 2012. Serão disponibilizadas 30 vagas

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em Divinópolis, iniciará mais uma turma do Projeto Bombeiro Mirim no dia 23 de abril de 2012. Serão disponibilizadas 30 vagas.
As inscrições poderão ser feitas de graça, no dia 16 de abril de 2012, às 08h, na Sala de Projetos Sociais do Centro de Treinamento do 10º BBM, localizado a Rua Vereador José Constantino Sobrinho, nº 801, Bairro Danilo Passos, Divinópolis.
Os pais ou responsáveis pelas crianças deverão comparecer ao local indicado, munidos de original e cópia dos documentos de identidade (ou certidão de nascimento) das crianças e do responsável pela inscrição, assim como xeróx do documento de comprovação de matrícula escolar (Declaração Escolar) e comprovante de endereço.
O Projeto Social Bombeiro Mirim, vem sendo executado no 10º BBM, desde o 1º semestre do ano de 2006, com resultados muitos positivos para a sociedade divinopolitana e numa avaliação mais aprofundada, para a sociedade como um todo, tendo em vista a grande contribuição para a formação de caráter dos alunos que passam pelo projeto.
A empreitada pode ser considerada um curso de educação infantil voltado para a formação de uma cultura preventiva com relação a diversos tipos de acidentes e condutas incompatíveis com os valores da sociedade e também, para a formação de cidadãos responsáveis, com visão de futuro e que zelam pela qualidade de vida.
Composto por dezenove lições, duas Cartilhas Educativas e um Caderno de Atividades, especialmente, adaptados ao público infantil, o Projeto Bombeiro Mirim repassa aos alunos uma gama de conhecimentos que lhe serão úteis e indispensáveis por toda a vida.
Além disso, os alunos convivem com uma disciplina diferenciada, que os imprime mais responsabilidade e noção de respeito mútuo, fundamentais para a formação do caráter de qualquer cidadão. Há também atividades físicas e extraclasse que envolvem o despertar da consciência dos cuidados com a saúde e a valorização do meio-ambiente.
Algumas condições foram inseridas para a inscrição: As inscrições deverão ser feitas obrigatoriamente pelos pais ou responsáveis pelas crianças, cuja relação de parentesco e/ou responsabilidade seja comprovada por meio de documentação legal e original apresentada no ato da inscrição; Poderão ser inscritas crianças de 08 a 13 anos de idade que estejam cursando da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental, cuja matrícula escolar do ano letivo de 2012 deverá ser comprovada por meio de documentação proveniente do estabelecimento de ensino; Somente poderão ser inscritas crianças que estudem no período vespertino; Somente poderão ser inscritas crianças que não tenham participado de edições anteriores do Projeto Bombeiro Mirim, realizado em qualquer Unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Não poderão ser inscritas crianças com limitações mentais ou que exijam cuidados especiais por parte de profissional qualificado, por não existirem, na Unidade, locais adaptados e profissionais especializados para esse público; Não poderão ser inscritos irmãos, objetivando atender um maior número de famílias.
Tenente Viana falou sobre o projeto. “Esse curso, além das medidas preventivas ajuda no processo de formação de caráter ético e de valores. É um aprendizado pra vida inteira. Os alunos irão ter aulas, palestras e exercícios físicos e algumas atividades extraclasses no Centro de Treinamento de nossa sede. O programa já é realizado desde 2006 e assim, temos conseguido alertar todas essas crianças para os perigos eminentes e também para a formação de cidadania. O que por si só já é um saldo bastante positivo.”

A duração do curso será de aproximadamente três meses, com início em 23 de abril e término previsto para 07 de julho. As aulas acontecerão todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 08h às 11h.
Para maiores informações, o telefone de contato do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros é 3690-3907.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.