sábado, 27 de Dezembro de 2014 04:03h Atualizado em 27 de Dezembro de 2014 às 04:06h.

Bombeiros lançam ponto base na MG-050 e intensificam supervisão no Lago das Roseiras

Desde a última quarta-feira, militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Divinópolis intensificam as ações nas estradas e lagos da cidade e região. A Operação Fim de Ano vai até o dia 4 de janeiro

De acordo com a assessoria de comunicação da unidade, a atuação do 10º BBM será abrangente e compreenderá a prestação de serviços preventivos e de atendimentos emergenciais solicitados ou necessários à proteção das pessoas e de seus bens.
Ainda de acordo com a assessoria, serão realizadas vistorias preventivas de surpresa ou mediante solicitação, em locais de recepção de público que tenham a finalidade de comemorar as festividades de fim de ano.
Durante as operações, de acordo com a assessoria, haverá supervisão diária no Lago das Roseiras e, dependendo da aglomeração de banhistas no local, poderão ser empenhados Bombeiros na Prevenção Aquática no local.
Haverá também, durante o período, o lançamento de Ponto Base na MG-050, no Pelotão da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Divinópolis, de forma a potencializar o tempo resposta a acidentes com veículos ocorridos nas estradas, uma vez que nesta época do ano tais acidentes tendem a acontecer com maior frequência.
Para ter um final de ano tranquilo, o Corpo de Bombeiros orienta como agir em diversos casos como fogos de artifícios, cuidado nas estradas e, com a temperatura elevada, cuidados com afogamentos.

Atenção nas estradas
Buscando informar a população sobre a segurança no trânsito e da sua importância para se evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros orienta que antes de viajar, procure saber se a estrada por onde você irá passar não está obstruída por alguma queda de barreira, já que neste final de ano o volume de chuvas no país é muito grande, o que causa a interdição parcial em alguns trechos da estrada.
Uma das grandes causas de acidentes e transtornos durante as viagens são os defeitos existentes no veículo e seus acessórios, chuvas, neblinas e a imprudência dos condutores. Para evitar acidentes e garantir uma viagem tranquila, siga estas orientações:
Inspecione os itens do seu carro. A manobra de ultrapassagem deve ser rápida e segura. Planeje a viagem, inclusive períodos de descanso. Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade.
No volante mantenha sempre a calma e evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento. Aos primeiros sinais de cansaço pare em lugar seguro para relaxar.  A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos.
O cinto de segurança é um importante fator na prevenção de mortes nas estradas e deve ser utilizado inclusive no banco de trás. O uso do celular ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de colisão.

 

 

Na água
Escolha do local para nadar: procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe. Não ultrapasse faixas e placas de avisos. Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas ou o Corpo de Bombeiros.
Evite nadar sozinho. Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água. Não se afaste da margem. Não salte de locais altos para dentro da água. Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo; Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele. Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos"). Não abuse se aventurando perigosamente. Não deixe as crianças sozinhas.
Evite navegar com carga em excesso. Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas. Somente conduza embarcações se for habilitado para isso.

 

 

Fogos de Artifício
Para evitar a compra de material clandestino é importante observar se o local de venda é credenciado. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogo para evitar a propagação de incêndios.
Sempre leia e siga as instruções na embalagem. Sempre use fogos em locais abertos. Sempre armazene fogos em local frio e seco. Sempre solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade.
Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado. Nunca atire fogos na direção de outras pessoas. Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências. Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício. Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas.
Não desmontar os fogos. Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos. Antes de usar um produto, ler cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes.

 

Crédito: Arquivo GO

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.