terça-feira, 14 de Maio de 2013 06:41h Divulgação

Brasil ocupa o 18° lugar em ranking que aponta a taxa de homicídios dos países

Lista foi elaborada pelo Instituto Avante Brasil e analisou os números de 186 países. Dados são referentes ao ano de 2010

Foi divulgado pelo Instituto Avante Brasil (IAB) um levantamento que aponta a taxa de homicídios registrados em todos os países que englobam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU. De acordo com o instituto, para o levantamento dos dados são comparados os números de mortes com a posição destes países na lista do IDH de 2012, divulgada pelo

Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), com dados do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

No ranking apresentado, o Brasil aparece na 18ª posição, com uma taxa de 27,4 mortes para cada grupo de 100.000 pessoas, um número considerado muito elevado.  O país com a maior taxa de homicídios é Honduras, com 91,6 por 100.000 habitantes. Na contramão o melhor país é Palau, onde não foi registrado nenhum homicídio em 2008, último ano com dados disponíveis.
De acordo com o ranking, é possível constatar que, salvo algumas exceções, quanto mais alto o país no ranking do IDH, mais baixa é a taxa de homicídios. Dessa forma, países como Noruega, Islândia e Japão ficaram bem posicionados no ranking.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.