sábado, 20 de Setembro de 2014 05:55h Atualizado em 20 de Setembro de 2014 às 05:58h. Aaron Oliveira

Corpo de Bombeiros de Divinópolis faz treinamento em prédio no Centro

Oitenta e sete alunos do Curso de Formação de Bombeiros participaram de capacitação com técnica de rapel realizada em edifício de 60m

Uma cena diferente chamou a atenção das pessoas que passavam pela esquina da Rua Rio de Janeiro com a Praça do Santuário, na manhã de ontem. Tratava-se de um treinamento de rapel realizado pelo Corpo de Bombeiros de Divinópolis, em um prédio de 18 andares.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Ricardo Alves, este é um treinamento da área de salvamento em altura, do Curso de Formação de Soldados 2014 do batalhão da cidade. Um total 87 alunos fizeram parte do treinamento de rapel, que teve início na manhã de ontem e terminou à tarde.
O rapel consiste na descida de uma superfície vertical, paredão ou vertente, com o auxílio de cordas específicas. Utilizado também pelos bombeiros no caso de incêndio em prédio, resgate de animais presos e pessoas em risco. “O rapel é utilizado pelos bombeiros como rota de fuga, tanto para fugir de algum lugar ou acessar algum lugar. Para fazer o resgate de alguma pessoa que está em perigo”, ressalta o sargento.
Os alunos desceram o edifício que tem altura aproximada de 60m, simulando uma situação de risco. Uma equipe formada por quatro alunos de cada vez colocou em prática o que aprenderam em treinamento teórico anterior. De acord com o sargento, essa é uma capacitação extracurricular, realizada pelos alunos que já foram aprovados na disciplina.

 

 


Créditos: Aaron Oliveira

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.