sexta-feira, 1 de Julho de 2016 13:11h

Corpo de Bombeiros e Exército realizam operação em fábricas de fogos em Samonte

A aproximação dos Jogos Olímpicos 2016, sediado no Brasil, promove várias ações preventivas para garantir a segurança do público durante o evento e o setor pirotécnico tem sido alvo dessas fiscalizações

Desde terça-feira, militares do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis e do Exército Brasileiro estão em Santo Antonio do Monte, onde foi desencadeada a Operação “Girândola”. O anúncio da operação foi feito pelo comandante do 10° BBM, Ten. Cel Manoel Moraes, durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública, Acasp, onde ele apresentou um balanço parcial dos trabalhos.

 

 

O objetivo é fiscalizar o armazenamento e transporte dos fogos de artifícios para combater o uso incorreto e ilegal dos explosivos. No planejamento realizado pelo Exército, 58 empresas serão fiscalizadas nessa operação. O trabalho de ontem já permitiu a vistoria de 11 fábricas, das quais quatro foram notificadas por apresentar alguma irregularidade. Treze militares do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros foram empenhados nessa fiscalização para analisar as instalações e equipamentos que podem apresentar panes e causar explosões. Treze equipes do Exército Brasileiro foram formadas e dão continuidade ao trabalho já desenvolvido na cidade com o suporte aos postos de fiscalização instalados no município, com o intuito de barrar possíveis tentativas de transporte irregular de explosivos.

A fiscalização conta com o apoio dos órgãos ambientais e Polícia Militar e tem previsão de ser finalizada hoje.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.