quinta-feira, 9 de Junho de 2011 10:57h Venilton Ferreira

Denúncias ao DISQUE DENÚNCIA UNIFICADO - DDU ajuda a Polícia Militar prender suspeito de tráfico de drogas

Uma pessoa foi presa nesta terça-feira (07), na cidade de Itaúna, por suspeita de tráfico de drogas. A Polícia Militar chegou até a residência de A.F.S., 29 anos, situada à Rua Conceição Mendes Nogueira, no Bairro Garcias, depois de diversas denúncias anônimas pelo telefone 181. De posse de um mandado de busca e apreensão os militares revistaram a residência do suspeito, onde foram encontrados 01 balança de precisão, 70 gramas de crack, materiais utilizados para embalagem da droga, 02 telefones celulares e a quantia de R$13,00 em dinheiro. O material encontrado foi apreendido e o autor conduzido para a Delegacia de Polícia, onde foi atuado em flagrante por tráfico de drogas.

 

 

Disque Denúncia Unificado - DDU

 

O Disque Denúncia Unificado - DDU é uma importante ferramenta disponibilizada pelo Governo de Minas em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e parceria com o Instituto Minas Pela Paz. O sistema funciona através do telefone 181, que está preparado para receber informações sobre crimes e sinistros em todo o estado de Minas.

 

 

Como funciona o disque-denúncia?

 

O cidadão, que não precisa se identificar faz a denúncia por telefone e recebe uma senha para acompanhamento da investigação. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma mesa composta por três analistas (um da Polícia Militar, um da Polícia Civil e um do Corpo de Bombeiros). Esses profissionais analisam e classificam a denúncia, adicionam outras informações que possam auxiliar na solução do caso e as enviam para a unidade responsável pela ocorrência. As investigações são iniciadas e as informações sobre resultados e providências adotadas retornam à mesa de análise, que filtra os dados e os disponibiliza no sistema. Assim, o cidadão que retorna a ligação com a senha em mãos pode receber, sem se identificar, informações sobre o processo iniciado com a sua denúncia.


De acordo com a Polícia Militar o sistema foi implantado em 2007 e, atualmente, recebe, por mês, cerca de 150 denúncias em Divinópolis. Destas, 90% são referentes ao tráfico de drogas que, após as investigações, são realizadas as operações para apreensão de materiais ilícitos, como drogas diversas, balanças, veículos usados pelos traficantes, bem como a prisão dos envolvidos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.