sexta-feira, 4 de Julho de 2014 07:33h Atualizado em 4 de Julho de 2014 às 07:55h. Aaron Gabriel

Dia nacional dos bombeiros é marcado por solenidade em Divinópolis

Solenidade pelo dia nacional do bombeiro, comemorado no dia 2 de julho, ocorreu na manhã de ontem, em Divinópolis, na sede do 10º Batalhão de Divinópolis. A data foi criada pelo ex-presidente da República, Getulio Vargas.

A cerimônia reuniu familiares, autoridades públicas, representantes de empresas privadas e imprensa. Na ocasião foram homenageados bombeiros que se destacaram ao longo do ano passado em diversas áreas e parceiros do Corpo de Bombeiros. A banda de música do 23º Batalhão de Polícia Militar também participou do evento.
O major do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis, Manoel dos Reis Morais, destaca o trabalho realizado pela corporação na cidade. Desde o atendimento às chamadas de emergência até o socorro a incêndios e acidentes de trânsito, buscando cada vez mais levar a segurança para toda população.
Ele lembra os três projetos sociais que a instituição realizada na cidade com as crianças. O Bombeiro Mirim, com crianças de oito até 13 anos de idade, o Projeto Golfinho, que ensina práticas de natação e, por último, o Bombeiros Sênior, que já existe há alguns anos. “Essa aproximação da população é muito importante, que a gente consegue passar algumas dicas preventivas para essas crianças, que por sua vez irão repassar essas dicas para os pais e com isso evitar uma série de incêndios, acidentes. Principalmente acidentes que acontecem no interior das residências.”
A corporação do Corpo de Bombeiros já fez parte da Polícia Militar (PM) no passado, mas o ex-presidente da República, Itamar Franco, fez a separação das corporações. O tenente-coronel da PM, Marcelo Carlos, comandante do 23° Batalhão de Divinópolis, participou da solenidade e ressaltou a parceria que existe entre as duas corporações.
Ele diz que o Corpo de Bombeiros é um órgão importante do Estado de Minas Gerais, compondo o sistema de defesa social, juntamente com a PM, proporcionando para toda população mineira cada vez mais melhorias na qualidade da segurança pública. “É como a gente fala, bombeiro é aquele amigo certo nas horas incertas. É aquele braço do Estado que está sempre pronto para apoiar, juntamente com nós da Polícia Militar e da Polícia Civil”, frisa Marcelo.

 

 

 

Uma união que vai além da cidade
O coronel da PM, Eduardo Campos, comandante da 7ª Região da Polícia Militar (RPM), salienta o trabalho desempenhado na cidade e em toda região representada pelo major, Morais e suas equipes de oficiais, que vêm fazendo um papel importante. Ele cita também o trabalho realizado pela corporação em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual nas rodovias no entrono de Divinópolis, principalmente na MG-050, onde se encontra o maior fluxo de carros.
O prefeito, Vladimir Azevedo, se pronunciou na solenidade e falou sobre a evolução do Corpo de Bombeiros de Divinópolis, começando pela vinda dos bombeiros para a cidade, com a posterior chegado do batalhão e enalteceu o trabalho dos militares. “Por tantas vidas que já salvaram, por tanto que dedicaram, os comandantes que por aqui passaram. Todos os praças e oficiais que serviram.”

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.