segunda-feira, 25 de Março de 2013 11:19h Erik Ullysses

Edital de licitação da nova sede do Fórum deve sair até o final de Março

Novo prédio irá abrigar todas as 15 Varas de Divinópolis. Custo da obra deve superar os 40 milhões de reais. Previsão de entrega é para o final de 2015 ou início de 2016

Depois de mais de dois anos de elaboração do projeto e do cumprimento de questões burocráticas, o edital de licitação para a construção da nova sede do Fórum de Divinópolis deve sair até o final do mês de Março. O novo prédio deve ser construído no bairro Liberdade e custará pouco mais de 40 milhões de reais.
De acordo com o juiz Marcelo Salgado, o projeto para a construção da nova sede já está pronto e foi aprovado, faltando apenas a publicação do edital. “O projeto já está pronto, o projeto hidráulico, o projeto contra incêndio, já foi aprovado. E agora está na fase de licitação. O tribunal deve publicar até o final do mês o edital de licitação da obra, que está em torno de 40 milhões de reais” garantiu. Ele explicou que todas as partes burocráticas que fazem parte da aprovação de um projeto já estão prontas e disse acreditar que a construção comece ainda este ano. “As partes burocráticas já estão todas prontas, agora é só abrir licitação e escolher a empreiteira para construir. E o início da obra sai ainda este ano, se Deus quiser” celebrou.
Ainda de acordo com Marcelo Salgado, o período entre o lançamento do edital e a construção das obras deve demorar no máximo seis meses. Isso porque é preciso esperar as planilhas das empresas que tem o interesse de construir o prédio, para depois decidir aquela que oferecerá o melhor preço. Depois dessa escolha, ainda espera-se um tempo para que ocorra um possível recurso e se este vier a acontecer ainda tem o prazo para que seja julgado.
O juiz espera que o prédio esteja pronto até o final de 2015 ou início de 2016, já que o tempo de construção deve durar em torno de 500 dias, contando apenas os dias úteis. “O tempo de construção é de 500 dias, são praticamente dois anos. Mas aí contam somente os dias úteis. A previsão seria para a entrega, no máximo, no final de 2015 ou início de 2016. Essa é a previsão de entrega da obra pronta, final de 2015. Nós esperamos em 2016 já estarmos nos mudando para lá” concluiu.
A nova sede do fórum deve solucionar um dos problemas apontados pelo novo diretor do Fórum, o Juiz Francisco Assis Correa, que é o grande aumento da demanda de processos: a descentralização do Fórum. De acordo com Francisco, com o novo prédio todos os setores ficarão no mesmo local, evitando assim um grande deslocamento entre as Varas. “Todas as Varas, todos os setores como, por exemplo, a Vara da Infância e Juventude, a Vara da Execução Criminal, as Varas de Família. Porque cada uma dessas varas tem o apoio de um setor técnico. Psicólogos, Assistente Social, profissionais que atuam, seja no acompanhamento da execução da pena, seja no acompanhamento dos procedimentos da vara de família. Um núcleo de apoio para o funcionamento dessas varas. Então, tem tudo isso que estão desagregados e funcionam em prédios distintos. Com a construção da nova sede a idéia será agregar todos em um espaço comum, no mesmo prédio” afirmou.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.