quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 17:32h Agência Minas

Governo capacita detentos com cursos técnicos inéditos para o sistema prisional

Iniciativa da Utramig é pioneira em presídios brasileiros, segue as diretrizes de atendimento às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade e deve servir de modelo para outros estados

Oitenta internos do Complexo Público Privado Penitenciário de Ribeirão das Neves iniciam, nesta segunda-feira (26/9), os cursos técnicos a distância de Informática e Segurança do Trabalho. As aulas foram concretizadas por meio de parceria entre a Fundação de Educação do Trabalho (Utramig), a MRV Engenharia e a GPA – Gestores Prisionais Associados e exigiram investimentos da ordem de R$ 250 mil, custeados pela construtora.

Os cursos, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais no ano passado, serão ministrados em três semestres, num total de 18 meses, com previsão de formatura para dezembro de 2017. O objetivo principal é a capacitação, visando a reinserção social dos detentos.

O curso tem 80% das aulas realizadas a distância, acompanhadas por tutores/professores e 20% em encontros presenciais mensais entre os alunos e os tutores, no próprio presídio, para a realização das avaliações. O programa prevê ainda 400 horas de estágio para o curso de Segurança do Trabalho, que serão cumpridas nas empresas instaladas no interior do complexo.

“A função de uma pena é reeducar para ressocializar. Com este convênio, o Governo de Minas Gerais contribui para que o detento seja ressocializado, recebendo uma qualificação técnica que dará a ele um currículo para o seu futuro”, afirma o presidente da Utramig, Lindomar Gomes.

Gomes destaca, ainda, o ineditismo da iniciativa: "O jovem está cumprindo a pena e vai retornar ao mercado com uma certificação, diferentemente de qualificação. E, para o Estado, o ganho é a ampliação de profissionais qualificados no mercado de trabalho”.

A diretora de Ensino a Distância da Utramig, Tatiane Soares de Paula, adianta que outras propostas para a execução de cursos em presídios de Minas Gerais estão em processo de elaboração.

Nos meses de junho e julho, os 80 alunos do complexo frequentaram dois cursos online de Língua Portuguesa e Matemática, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para a sua ambientação com as ferramentas dos cursos a distância.

 Técnico em Informática

O Curso Técnico em Informática – EAD forma técnicos capacitados para organizar bancos de dados; especificar configurações; instalar computadores; instalar e utilizar softwares; instalar e configurar redes locais de computadores; desenvolver websites simples e realizar manutenções básicas em sistemas de Informática. A modalidade a distância tem carga horária de 1.310 horas, sendo 100 horas destinadas a atividades complementares.

Técnico em segurança do trabalho

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho - EAD forma profissionais aptos em aplicar a legislação trabalhista relacionada à segurança e à saúde do trabalhador e capazes de identificar os principais riscos de acidentes, estabelecendo métodos de prevenção no ambiente de trabalho. Também capacita na identificação das principais causas de doenças ocupacionais; na organização de planos de prevenção e na correção de sistemas de segurança no ambiente de trabalho. A carga horária do curso é de 1.621 horas, com 400 horas destinadas a estágio supervisionado.

Modalidade a distância

A modalidade de ensino a distância está ligada à prática social pelo seu caráter inovador e flexibilidade metodológica. Os cursos técnicos são desenvolvidos utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, um software que orienta professores e estudantes e possui ferramentas de comunicação como fóruns de discussão, chats, e mural de avisos.

Utramig

Fundada há 50 anos, a Utramig é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e oferece cursos técnicos, de qualificação e extensão e a distância. Tem como missão formar profissionais nos diversos níveis de ensino com educação de qualidade para o mercado, promovendo qualificação, inserção e inclusão social.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.