segunda-feira, 9 de Setembro de 2013 06:22h Luiz Felipe Enes

Homicídios caem quase 40% em Divinópolis

Crimes violentos contra o patrimônio tiveram redução de 50%.

O índice de queda nos números de crimes violentos contra a vida em Divinópolis sofreu redução de 37,5% nos oito primeiros meses de 2013. Se comparado ao mesmo período de 2012. Quase 10 homicídios a menos ocorreram este ano na cidade.
Considerando todo o estado de Minas Gerais, houve aumento de 3% nos crimes. De 2.544, de janeiro a agosto de 2012, contra 2.631 neste ano. Esse cálculo envolve todos os municípios do estado.

 


Fazem parte dos chamados crimes violentos, sequestros e cárceres privados, roubos a mão armada, homicídios tentados e consumados, estupro tentado e consumado. Agrupando todos esses crimes, através de ações organizadas pelos órgãos de segurança da cidade, a redução chega a 52% considerando o mesmo prazo do ano anterior.

 


A diminuição só foi possível através de ações desenvolvidas, como por exemplo, identificação e expedição de mandados de prisão de criminosos que tenham cometidos vários crimes e ainda permaneciam soltos. Além de ações em parceria com o Ministério Público.
“Divisas Seguras” é uma operação que consiste na abordagem de veículos que entram nas divisas do estado. Esse trabalho é composto pelas Polícias Rodoviária, Federal, Militar e também com Receita Federal. Um exemplo são ações promovidas pela Polícia Federal, nas principais rodovias que cortam a região centro-oeste. A recente ação ocorreu em Divinópolis, que lograram na apreensão de oito quilos de cocaína, escondidos no porta-luvas de um carro que seguia pela MG-050, na entrada da cidade.

 


Trabalhos à parte, é necessário também a apoio da comunidade. É o que orienta a PM, como é o caso de usar as ferramentas disponíveis, como o 190 e o disque-denúncia, 181. Grandes operações de apreensão de inibição do tráfico são planejadas através das denúncias.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.