segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 12:12h Agência Lusa

Marinha italiana resgata mais de 4 mil migrantes no fim de semana de Natal

Mais de 4 mil migrantes foram resgatados no Canal da Sicília, no Mediterrâneo, durante o fim de semana de Natal em várias operações conduzidas pela Marinha e pela Guarda Costeira italianas

De acordo com comunicado do comandante-geral da Guarda Costeira, almirante Vincenzo Melone, entre sexta-feira (25) e domingo (27) “mais de 3 mil pessoas foram resgatadas em 28 operações”

Hoje (28) de manhã, um outro grupo de 931 migrantes chegou ao Porto de Palermo (Sicília, sul de Itália) a bordo de um navio mercante norueguês.

Segundo o comunicado, esse grupo de migrantes – 841 homens, 64 mulheres e 26 menores – tinha sido resgatado nos últimos dias por embarcações da Marinha italiana ao largo da costa líbia, durante operações coordenadas pela agência europeia de controle das fronteiras Frontex.

A maioria desses migrantes era da África subsaariana, mas também existiam marroquinos, tunisinos e egípcios. Mais de 320 mil migrantes chegaram às costas italianas nos últimos dois anos.

Desde janeiro, um milhão de migrantes desembarcou na Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo (972 mil), naquele que é o maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, conforme dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Em 2014, mais de 219 mil migrantes tinham atravessado o Mediterrâneo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.