terça-feira, 13 de Maio de 2014 06:20h Atualizado em 13 de Maio de 2014 às 06:26h. Anna Paula Rodrigues

Militares do Corpo de Bombeiros passarão por treinamento especializado de busca e resgate

Bombeiros de Minas Gerais e Sergipe se reúnem no 10º BBM de Divinópolis para três semanas de treinamento em Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Teve início nesta segunda-feira, no 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Divinópolis, o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec).
Participam do treinamento 41 bombeiros militares, sendo quatro de Aracajú (SE), e 37 de todo o Estado de Minas – dos quais dois pertencem à unidade de Divinópolis. A duração do curso será de três semanas. A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, dentre eles o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Ezequiel.
O Brec tem como objetivo preparar os bombeiros para atenderem ocorrências de buscas a vítimas em situações de desabamentos, desmoronamentos, soterramentos, deslizamentos e até mesmo abalos sísmicos, que embora não sejam fenômeno comum, têm acontecido pelo Estado.
Trata-se de um treinamento sobre como resgatar pessoas sob escombros: a maneira de buscar, de retirar e até de se comunicar com as vítimas.  As aulas teóricas apresentarão eventos que já ocorreram, nas quais serão estudadas as circunstâncias, os aspectos geológicos que contribuíram para que as situações ocorressem.
Durante as aulas práticas os Bombeiros Militares receberão técnicas de buscas e acesso em escombros. E também o cuidado com relação à segurança não só das vítimas, mas de toda a guarnição envolvida, para que o trabalho de resgate seja efetuado com êxito.
Este é o primeiro curso do Brec aplicado aos Bombeiros Militares no Estado, embora alguns militares mineiros já tenham obtido capacitação em outros estados.

 

Crédito da foto: Anna Paula Rodrigues

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.