quinta-feira, 21 de Novembro de 2013 04:38h Luiz Felipe Enes

Operação Natalina começa a ser realizada em Divinópolis

As ações prevêem um número maior de policiais nas ruas, patrulhando as áreas comerciais da região Central

Natal, Ano Novo e diversas festividades sempre marcaram o final de ano dos brasileiros. As datas comemorativas também representam o aquecimento de vendas no comércio e as férias prolongadas. Mas em contrapartida, também servem de alerta. Com a grande movimentação nas lojas e ausência de muitas famílias em casa, a prática de furtos e roubos se torna comum, e desperta a atenção das autoridades quanto a segurança pública. 
É com base nas ações primárias de segurança, que a Polícia Militar iniciou na manhã de ontem, a Operação Natalina. A medida ocorre em 50 municípios da 7ª Região de Polícia, com a intensificação das atividades de prevenção, principalmente em áreas comerciais. Divinópolis, por se tratar de uma cidade pólo da região Centro Oeste, apresenta um grande fluxo de pessoas, circulando em sua região central.
Segundo a PM, o policiamento passa a ser constante, principalmente em locais de maior circulação de veículos e pessoas. As abordagens a automóveis, como motos e carros também será intensificada, observando a ação dos condutores e evitando que assaltos sejam empregados utilizando automóveis. O trânsito rodoviário e o meio ambiente também passam a ser fiscalizados, principalmente em áreas movimentadas durante as férias e escolhidas por muitos, como opção de lazer. 
Uma parceria foi idealizada, entre Polícia Militar, Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com o intuito de proporcionar à população, maior calma e segurança durante as compras. De acordo com o Tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Carlos da Silva a junção com as outras entidades, torna mais segura a circulação da população nos centros comerciais. “Vários policiais estão nas ruas propiciando maior tranquilidade à comunidade, estamos em parceria com outros órgãos, visando sempre à comodidade desses cidadãos”, explica.
O presidente da CDL também esteve presente na solenidade de abertura e pontuou a participação da polícia durante o período. “É uma forma a mais de segurança que nós temos. Nessa época do ano, a movimentação nas lojas é grande, também estamos trabalhando com um horário diferenciado, o que necessita diretamente do apoio da Polícia Militar”, revela o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas, Rafael Nogueira.


Algumas dicas são importantes, principalmente no que tange a saída às ruas, durante uma das épocas mais agitadas do ano. Por isso a Polícia Militar reforça com dicas básicas, mais imprescindíveis a quem visa maior comodidade durante as compras.
- Faça com antecedência a lista de compras e um roteiro de estabelecimentos que deseja visitar;
- Retire dinheiro nos caixas eletrônicos quando se sentir seguro;
- Evite deixar bolsas, carteiras ou compras sobre balcões, cadeiras ou em locais que possam ser facilmente visualizados e furtados;
- Evite entrar em lojas muito cheias. A ação de pessoas mal intencionadas é facilitada nos locais de grandes aglomerações;
- Procure fazer suas compras em horários de menor movimento;
- Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, ruas, praças, etc;
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada;
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas;
- No transporte coletivo, mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas à frente do seu corpo; 
- Não deixe bolsas, objetos e embrulhos expostos nos bancos de veículos;

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.