terça-feira, 29 de Março de 2016 11:10h Polícia Civil

Operação policial termina com 16 presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Do dia 19 a 28 de março, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou, em diferentes etapas, a operação policial denominada “Reincidentes 2”, em Vespasiano e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

A ação é resultado de oito inquéritos policiais instaurados para investigações referentes ao crime de homicídio.

Ao todo, 14 pessoas foram presas por homicídio e outras duas por receptação de veículo. Conforme o delegado Christiano Xavier, que coordenou os trabalhos, a operação foi pensada de forma estratégica, em virtude da quantidade de mandados de prisão e de busca e apreensão a serem cumpridos. Cinco investigados já estavam presos por outros motivos e também tiveram cumpridos mandados pelo crime de homicídio.

Disputa pelo tráfico

A gangue integrada por Aquiles Xavier Pinheiro, de 26 anos (apontado como mandante do crime), Wanderson do Carmo Pereira (conhecido como Nena), de 27, Diego Andrade Rufino, de 27, Pedro Henrique Santos Silva (o Muçulmano), de 26, foram presos em virtude do assassinato de Gleimson Cruz dos Santos, de 27 anos. A vítima foi executada, com diversos disparos de arma de fogo, no dia 26 de janeiro deste ano, no bairro Vila Esportiva. A motivação para o crime seria a disputa por pontos de venda de drogas no bairro Santa Clara, em Vespasiano. Durante diligências policiais para prisão dos suspeitos, Lucas Rodrigues de Sena e um adolescente de 16 anos foram presos por receptação de veículo roubado.

Já no dia no dia 25 de novembro do ano passado, Bruno de Oliveira da Silva Lagares foi assassinado no bairro Nova Pampulha, em Vespasiano, também em razão da disputa de ponto de tráfico na região. Foram presos por este homicídio Welbert Fabricio de Jesus (o Casquinha), Marcos Adriano Guedes (o Rabicó) e Bruno Henrique Gomes.

 

 

Vingança

A polícia cumpriu mandado de prisão contra Marcos Paulo Petersen, 37 anos, em virtude do assassinato de Jean Carlos Reis, crime ocorrido no dia 16 de junho de 2012, no bairro Morro Alto, em Vespasiano. Marcos acreditava que a vítima teria ficado com a sua mulher. Com auxílio de um adolescente, o suspeito executou a vítima com diversos disparos de arma de fogo.

 

 

Cobrança

Os investigados Marcos Inácio dos Santos e João Ricardo Alexandre da Silva são suspeitos de envolvimento no homicídio de Igor Márcio Marinho Campos. O corpo da vítima foi encontrado na manhã do dia 13 de novembro de 2015, no bairro Baronesa, em Santa Luzia. Para a polícia, Igor foi morto por ter pegado drogas que pertenciam ao grupo integrado pelos executores do crime.

 

 

Discussão

No dia 28 de janeiro de 2016, Wilson Júnio Pinheiro de Moura foi assassinado no bairro Dona Rosarinha, em Santa Luzia. A suspeita é de que Lucas Cândido Pereira (o Gaguinho) tenha executado a vítima depois de uma discussão. À noite, Lucas foi até o comércio dos pais de Wilson e o executou diante dos familiares.

 

 

 

Morto a pedradas

Wallaf Soares de Almeida foi preso suspeito de envolvimento na morte de Gabriel Lucas de Moura Souza, de 17 anos. A vítima foi morta a pedradas no dia 22 de julho de 2013, no bairro Vila Esportiva. Levantamentos indicam que a vítima devendo drogas para o suspeito. Wallaf teve ainda ajuda de seu irmão Mateus Henrique Soares de Almeida, que está foragido.

 

 

 

Roubo de drogas

Também foram presos Caio Jordão dos Santos (o Testa), de 23 anos, pelo homicídio de Thiago Vinicius de Oliveira, de 25. O crime ocorreu no dia 04 dezembro de 2012, no bairro Córrego das Calçadas, em Santa Luzia. Segundo investigação, a vítima, viciada em drogas, teria sido morta por estar roubando entorpecentes do ponto comandado por Caio.

 

 

 

Desentendimento

Luide Gabriel Alves de Freitas, 20 anos, foi preso em virtude do homicídio de Deyvison Junio Gonçalves, de 18, crime ocorrido no dia 24 de outubro de 2014, no bairro São Benedito, em Santa Luzia. Um desentendimento relacionado ao tráfico de drogas está sendo apontado como motivação para o crime.

Créditos: Divulgação PCMG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.