segunda-feira, 19 de Setembro de 2016 12:26h PCMG

Operação S12 prende 19 pessoas por tráfico de drogas no Aglomerado Morro do Papagaio

A Polícia Civil de Minas Gerais, em uma operação contra o tráfico de drogas no Aglomerado Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, prendeu 18 pessoas e apreendeu um adolescente de 17 anos.

As investigações, que duram cerca de dois anos, tiveram início com a prisão de uma mulher, no ano de 2014, com a qual a polícia apreendeu grande quantidade de drogas. A partir de então, a Polícia Civil passou a monitorar os suspeitos e descobriu um esquema de tráfico bastante articulado no aglomerado. Na sexta-feira (9), 11 dos principais alvos foram presos durante a Operação S12, que envolveu cerca de 45 policiais.

 

Conforme explicou a delegada responsável pela operação, Cristiana Angelini, embora os envolvidos não fizessem parte de um mesmo grupo criminoso, foi possível constatar a existências de vários subgrupos que mantinham uma relação cooperativa para o controle do tráfico na região. “Esta foi uma operação diferenciada porque conseguimos realizar o mapeamento da atividade de diferentes lideranças criminosas que agiam como uma verdadeira cooperativa”, destacou.

 

Ainda segundo a delegada, a partir do cumprimento dos 22 mandados de buscas no aglomerado, os policiais verificaram que os suspeitos mantinham alto padrão de vida, vivendo em casas luxuosas e ostentando veículos de luxo. Ao todo, foram apreendidos três automóveis, quatro motocicletas, além de porções de maconha prontas para comercialização.  

O chefe do 1º Departamento de Belo Horizonte, delegado Rogério de Melo, ressaltou que a ação faz parte de um compromisso firmado pelo Departamento para fechar o cerco à criminalidade na capital. “Em uma reunião realizada com os delegados que compõem o 1º Departamento, traçamos metas e planejamentos para o cumprimento de diversos mandados de prisão com a finalidade de diminuir os índices de criminalidade na capital”, disse.

 

As investigações continuam a fim de localizar o foragido Bernardo Hugo de Freitas (conhecido como “Bernardinho”), assim como outros possíveis envolvidos.

 

A operação foi batizada de “S12” em referência à região conhecida como “setor 12”, no aglomerado, nome utilizado pelos criminosos como alusão ao artigo 12 da antiga Lei de Drogas de 1976.

 

Presos

 

Robson Romano da Silva
Fábio dos Reis Moreira
Bernardo Costa Moura
Aleksander Fonseca Guimarães
Rafael Adelmo de Sousa Perdigão
Jean Tadeu Mendes da Silva
Eduardo Junio Duarte Melo
Jonathas Silva Barros
Naiara Maria de Souza Santos
Jonas Silva Barros
Wesley Conrado Moreira
Larrane Borges da Silva Mendes
Tiago Ferreira Gomes
André Augusto Costa Batista
Elder Cândido de Almeida Silva
Muhadh Alvares Zaidan
Jeferson de Farias
Gabriela Lucília da Rocha

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.