domingo, 23 de Agosto de 2015 19:25h Polícia Federal

PF desarticula quadrilha de roubo e receptação de cargas no Rio de Janeiro

A Polícia Federal, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, deflagrou na manhã de hoje (21) a Operação Roubo e Venda, com o objetivo de desarticular um esquema de roubo de cargas e receptação de mercadorias roubadas no Estado do Rio de Janeiro. Constatou-se que a quadrilha movimentava cerca de R$ 500 mil por mês.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Segundo as investigações da PF e a denúncia do MP, os ladrões localizavam e interceptavam os transportadores de cargas e, fortemente armados, faziam os motoristas de reféns durante as ações, obrigando-os a entregar o material que transportavam. Após o roubo, o grupo providenciava o armazenamento dos produtos em imóveis alugados para esta finalidade.

Foi possível identificar que empresários da área do comércio de automóveis da Região Metropolitana do Rio, prestavam auxílio ao núcleo de “roubadores”, fornecendo os veículos utilizados durante os crimes. Já o núcleo de receptadores era formado basicamente por empresários, que revendiam as mercadorias roubadas em seus respectivos estabelecimentos comerciais.

As mercadorias roubadas iam desde roupas e chocolates até bebidas e autopeças, passando por produtos farmacêuticos. A regra era que fossem roubados produtos de fácil aceitação no mercado, de forma a facilitar sua venda.

Os acusados de roubo irão responder pelos crimes de associação criminosa e roubo qualificado; e os acusados por receptar a mercadoria responderão por associação criminosa e receptação.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.