terça-feira, 19 de Junho de 2012 15:47h Camila Caetano

PM's de Divinópolis participam de seminário em BH

Para facilitar a relação com os turistas, os militares que estarão trabalhando nesses acontecimentos, utilizarão fardas e viaturas diferentes das usuais.

Terminou nessa sexta-feira, dia 15 de junho, o seminário de Policiamento Turístico que visou à orientação aos militares sobre os grandes eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos. Trezentos policiais militares puderam ter maiores esclarecimentos sobre as estratégias que deverão ser utilizadas pela Polícia Militar.

 

“O treinamento foi de dois dias, na Academia da Polícia Militar, e muito agregou no conhecimento e informação. Várias atividades já estão sendo realizadas, pela Polícia Militar e pela Secretaria extraordinária da Copa, muitas obras de infraestrutura já estão sendo realizadas. Já temos várias cidades previamente candidatas a receberem uma seleção e dentre elas está Divinópolis. Então, Divinópolis sendo selecionada, será essencial ter toda uma equipe preparada, por isso a Polícia Militar, já está capacitando os militares que trabalham nessas cidades, com vista que se selecionadas, a gente vai trabalhar da maneira que a Instituição em consonância com a FIFA, e com o Ministério do Turismo deseja”, afirma o Tenente Stanley.

 


É válido ressaltar que todo esse conhecimento obtido pelos policiais militares será usufruído em outras ocasiões, de acordo com o Sargento Rodrigo “essa qualificação vai ficar como legado para a Polícia Militar, já que esse evento vai envolver todo o país, assim nós estaremos preparados para atuar em diversas situações.”

 


Durante o evento o secretário de Estado Extraordinário para a Copa  do Mundo (Secopa), Sérgio Barroso, confirmou que em Minas Gerais haverá uma sala planejada para realizar o monitoramente de diversas ruas, assim como, dos estádios, hotéis e aeroportos.

 


Tratando-se de grandes eventos, é necessário um reforço maior na segurança, visando tranquilidade aos brasileiros e turistas, fator fundamental para a imagem do país. De acordo com o Tenente Stanley “a Polícia Militar já está saindo na frente nesse treinamento, pois nós temos três grandes eventos. Em 2013 a Copa das Confederações, em 2014 a Copa do Mundo, e em 2016 as Olimpíadas, os quais exigem treinamento, preparação, e capacitação”.

 


Para facilitar a relação com os turistas, os militares que estarão trabalhando nesses acontecimentos, utilizarão fardas e viaturas diferentes das usuais. Esses policiais ainda terão aulas de idiomas, “nós temos um processo interno, que é a certificação Copa, um treinamento que os militares fazem da Senasp, um curso virtual, com uma linguagem fácil, que aborda, por exemplo, cumprimentos, na língua inglesa e espanhola”, declara o Tenente Stanley.

 


Outra novidade para a região de Divinópolis, é que acontecerá um seminário interno na Polícia Militar, no qual o Tenente Stanley e o Sargento Rodrigo irão repassar as informações adquiridas em Belo Horizonte. “A partir do momento que a gente foi escolhido para estar deslocando a Belo Horizonte, já foi uma responsabilidade a mais. Surgindo assim um interesse de estar disseminando as informações que foram passadas. A Polícia Militar já tem uma estrutura planejada e agora o nosso objetivo é repassar esses conhecimentos para os policiais militares da 7ª Região, em específico para o 23º BPM, para que os mesmos estejam capacitados no quesito segurança”, relata o Sargento Rodrigo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.