quarta-feira, 10 de Outubro de 2012 10:54h Erik Ulysses

PM dá dicas de segurança para o feriado prolongado

A partir de sexta-feira começa mais um feriado nacional. Pensando na segurança de toda a população nesses dias de festa e descanso a Polícia Militar de Divinópolis preparou algumas dicas para serem seguidas.

A partir de sexta-feira, dia 12, começa mais um feriado nacional. Pensando na segurança de toda a população nesses dias de festa e descanso a Polícia Militar de Divinópolis preparou algumas dicas para serem seguidas. O assessor de imprensa do 23º BPM, capitão Leônidas Ribeiro, conversou com a Gazeta do Oeste e ressaltou alguns pontos importantes relacionados à segurança desse feriado especificamente.

 


O capitão ressaltou que nesse feriado ocorrem duas festas na cidade: a comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida e a Divina Folia. Dessa forma alguns cuidados específicos precisam ser tomados. “Para o nosso público, tanto o da nossa cidade quanto o que vai vir para Divinópolis, as orientações de termos um ambiente seguro. Cuidado com as suas residências, com os seus veículos, os seus pertences e o seu comportamento nessas festas. Porque são ambientes que nós teremos aglomeração de pessoas, então que cada um possa tomar conta dos seus pertences” afirmou.

 

O capitão Leônidas falou também sobre a necessidade de se reduzir a quantidade de veículos circulando por esses eventos. A solução apontada por ele é que as pessoas se agrupem e vão em apenas um veículo, ao invés de cada um ir no seu. “Quem é que vai nesse carro? Se você pode reunir o seu grupo de vizinhos ou sua família, desloquem em um veículo somente.

 

Economize aquele espaço e também evite o congestionamento. As pessoas que vão para a Divina Folia, que elas também pensem nisso. São três dias de evento, então que esse grupo hoje vá em um veículo, no segundo vão em outro e no terceiro em outro. Que um revezamento possa acontecer. Ou então que vão em transportes alternativos como os coletivos ou também as Vans que estão credenciadas para esse evento” afirmou o capitão.

 

Em relação às pessoas que vão visitar a cidade nesses dias, que elas reservem hotéis, pensões ou aluguem casas para se hospedarem. E quem for alugar imóveis, que se tome cuidado e que se faça um controle de quem são essas pessoas porque pode vir a acontecer algum problema futuramente.

 

Para quem vai sair de casa o capitão Leônidas destaca a importância de deixar alguém responsável por ela, uma vez que ela ficará fechada por cerca de três dias. Outra opção é acionar a rede de vizinhos protegidas, dessa forma alguém ficará tomando conta da residência.

 

E quem for pegar a estrada é importante tomar alguns cuidados com os carros. Fazer a revisão dos veículos, manter os documentos em dia com o CRLV de 2012 e os equipamentos de segurança em perfeitas condições. Também é importante ressaltar que caso o motorista resolva dirigir que ele não beba, e se por ventura resolver beber que ele não dirija, dessa forma pode-se preservar a vida das pessoas que estão com ele.

 

A Polícia Militar ressalta ainda que em caso de qualquer dúvida ou orientação é só entrar em contato através do 190. Em casos de denúncias faça o contato através do 181.

 

Dicas para quem vai participar da Divina Folia:

 

-Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;
-Não aceite bebida alcoólica de pessoas que você não conhece;
-Beba de forma consciente;
-Evite discussões e não interfira na discussão de terceiros;
-Em casos de discussões, aja com bom senso e equilíbrio. Atos de violência não contribuem com nada; 
-Utilize roupas leves e confortáveis, especialmente seu calçado;
-Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
-Não ostente joias e nem porte grande quantia de dinheiro;
-Utilize os meios de transporte coletivo ou táxi; não sendo possível estacione seu veículo nos locais indicados;
-Não deixe expostos no veículo objetos de valor, sacolas, pacotes, nem documentos importantes, procurando guardá-los em locais de pouca visibilidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.