segunda-feira, 13 de Julho de 2015 10:27h Atualizado em 13 de Julho de 2015 às 10:33h. Pollyanna Martins

PM inaugura 4° Pelotão em Carmo do Cajuru

Investimento de R$ 500 mil foi da Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada

A Polícia Militar (PM) inaugurou ontem a sede do 4° Pelotão em Carmo do Cajuru. A obra foi um investimento de R$ 500 mil da Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada da cidade. A nova sede irá abrigar um efetivo de 25 policiais, sob o comando do 1° tenente, Donisete José da Silva.
A inauguração contou com a presença do prefeito de Carmo do Cajuru, José Clarete Pimenta, o presidente da Câmara Municipal, Liberanino Luiz Souza, o comandante da 7ª Região, coronel Laércio Reis, o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Carlos da Silva, o comandante da 7ª Companhia de Missões Especiais, tenente-coronel Marcelo Augusto dos Santos, o delegado da Polícia Civil, Domingos Sávio Calixto, o deputado federal Jaime Martins, entre outras autoridades.
No dia 19 de junho, a PM inaugurou em Divinópolis a nova sede da 7ª Cia de Missões especiais. A inauguração do 4° Pelotão soma a segunda conquista da PM em menos de um mês. O comandante da 7ª Região, coronel Laércio Reis, destacou o esforço dos policiais militares envolvidos nos trabalhos para que as sedes fossem concretizadas. “Eu estou vindo aqui para inaugurar em um momento de festa, mas o trabalho anterior tanto na Cia Mesp, quanto aqui [4º Pelotão] se deve não só ao comandante anterior, como aos militares que estão trabalhando aqui há mais tempo”, frisa.
A antiga sede ficava em uma casa improvisada para os policiais no Centro da cidade e dividia espaço com a cadeia pública. O prefeito de Carmo do Cajuru ressaltou a parceria da iniciativa privada para que a cidade vivesse este marco. “Isso é um sonho de alguns anos, e que a gente fica muito feliz de estar alcançando. Eu fico muito agradecido ao povo, se não fosse com essa parceria não teria se realizado, a gente fica muito agradecido a todos que foram parceiros”, agradece.
O prefeito informou ainda que a sede do 4º Pelotão receberá outros projetos, como uma quadra para futebol society e uma transitolândia. “A gente acredita que um dia iremos conseguir uma transitolândia e uma quadra de futebol society para os policiais e para a comunidade. A gente não terminou o projeto do pelotão ainda”, adianta. José Clarete ressaltou também a economia que a construção da nova sede do 4º Pelotão irá gerar para o município. “Uma economia que nós estamos fazendo. Dispensa os alugueis e trata os policiais de forma adequada. Um investimento que vai gerar economia”, destaca.

CONQUISTA
O 1º tenente, Donisete José da Silva, avaliou a inauguração da nova sede como um marco histórico para Carmo do Cajuru. As novas instalações irão proporcionar aos policiais um ambiente de trabalho adequado para desempenhar suas funções. “Essa nova sede vai ser boa tanto para nós policiais, que teremos instalações adequadas, quanto para o atendimento ao público, que vai melhorar bastante”. O 1º tenente frisou também o trabalho desenvolvido pela PM no município, que hoje tem o menor índice de criminalidade no Centro-Oeste mineiro. “Nós temos o menor índice de criminalidade da região, e isso é devido ao nosso trabalho preventivo, que fazemos através de operações na cidade”, informou.

NOVAS CONQUISTAS
Durante a solenidade, o coronel Laércio Reis, que está no comando da 7ª Região há seis meses, contou que deixará o posto no final do ano, mas trará várias conquistas para Divinópolis e região durante o seu comando. O comandante revelou que, entre as novidades para Divinópolis, está a vinda de uma unidade do Colégio Tiradentes. “Eu quero contribuir com investimentos que sejam permanentes, que sejam duradouros, que sejam eternos para a Polícia Militar local. Nós estamos em uma fase avançada de negociação e de aprovação do Colégio Tiradentes para Divinópolis. As coisas estão caminhando muito bem e, em breve, faremos a inauguração do Colégio Tiradentes”, adianta.

OPERAÇÕES
O comandante falou também sobre as operações que estão sendo realizadas em Divinópolis. Segundo o coronel Laércio, o trabalho será contínuo para que os problemas não se reinstalem na cidade. “O trabalho de Polícia é de persistência, teremos muitas outras ações. Mesmo com muitas condições que sejam desfavoráveis, como a legislação criminal e o próprio sistema prisional assoberbado, em colapso, a lentidão da Justiça, a Polícia Militar não vai deixar de fazer a parte dela”, ressalta.

CONCURSO
Outra conquista para a PM é a realização do concurso, em que 120 vagas serão destinadas para a região: duas turmas em Divinópolis e mais duas em Bom Despacho. O coronel frisou a importância do recrutamento de novos policiais para o efetivo das cidades. “Nosso efetivo diminuiu nos últimos anos, essa notícia de aumento no efetivo da Polícia Militar que vai acontecer no ano que vem, após o período de formação, é muito boa. A população vai ser beneficiada, vai receber este investimento. A gente espera com isso que o serviço da PM seja mais eficiente, mais eficaz”, avalia.

7ª Cia MAT
Mesmo após várias manifestações em Bom Despacho, tentando impedir a vinda da 7ª Companhia de Meio Ambiente e de Trânsito para Divinópolis, o comandante informou que a mudança será concretizada. “É certo a vinda da 7ª Cia para Divinópolis. Eu acredito que na semana que vem já tenha o ato de transferência. O comandante geral, Marco Antônio Bianchini, já definiu isto e é uma questão de racionalidade administrativa, na qual você tem uma companhia em uma cidade menor do que Divinópolis e longe do seu comandante regional, não faz sentido. A gestão da companhia tem que estar em Divinópolis”, conclui.

 

Crédito: Elias Costa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.