sábado, 20 de Junho de 2015 11:26h Atualizado em 20 de Junho de 2015 às 11:27h. Pollyanna Martins

PM inaugura a sede da 7ª Companhia de Missões Especiais em Divinópolis

Inauguração marca os 240 anos da Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar (PM) inaugurou ontem a nova sede da 7ª Companhia de Missões Especiais, no Centro Industrial de Divinópolis, em comemoração aos 240 da PM de Minas Gerais. O local, que tem 160 mil metros quadrados, onde antes funcionava um frigorífico, foi reformado e vai abrigar 60 policiais militares. O investimento da iniciativa privada e do Estado de Minas Gerais para a reforma foi de aproximadamente R$ 500 mil. A Cia. foi criada em 13 de novembro de 2013, através da resolução 4.281 e, até então, estava sediada na 7ª Região da Polícia Militar (PM), na Avenida JK, no bairro Bom Pastor.
A Companhia, que atende todos os municípios do Centro-Oeste, está sob o comando do tenente coronel Marcelo Augusto dos Santos e é voltada para a intervenção em ocorrências de alta complexidade. Futuramente, a unidade receberá um Centro de Treinamento Policial, um Estande de Tiro, um Centro de Triagem de Animais Silvestres, uma Ecolândia, uma Transitolândia, uma Pista de Treinamento Esportivo, a Sede do Pelotão de Meio Ambiente e o Depósito Avançado de Defesa Civil. “Inicialmente, nós estamos com a sede da Cia. funcionando, o posto de combustível que abastece todos os veículos do Estado e temos outros projetos em convênio com a Uemg e o IEF. São vários projetos que estão correndo paralelamente sob a coordenação do comando regional”, conta.

SOLENIDADE
Durante a solenidade, dez policiais receberam a medalha de mérito profissional e sete a medalha de Alferes Tiradentes, que foram colocadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini. Segundo o coronel, a 7ª Cia. será o primeiro Centro de Treinamento da Polícia Militar do Estado. Bianchini adiantou ainda que uma diretoria está sendo criada para executar o trabalho. “Eu estou terminando um trabalho para criar a diretoria de treinamento da Polícia Militar, tendo em vista que o treinamento tem que ser nos 30 anos do policial. O policial tem que estar bem preparado nos seus 30 anos de serviço”, explica.
Ainda de acordo com o coronel, a Companhia seguirá uma tendência do Estado, que é regionalizar a administração. O coronel ressaltou também que, quanto melhor treinado, melhor será o desempenho do policial. “Este deve ser o primeiro espaço onde eu possa regionalizar o treinamento, dadas às condições que serão afetadas aqui para isto. Na prática, eu costumo dizer o seguinte: quanto mais preparado um policial, melhor será desempenhada a sua função e melhor serviço ele poderá prestar a sociedade. E é isso que o nosso governador quer, um policial militar bem treinado, bem remunerado, bem capacitado para dar à sociedade todo o melhor que ele puder fazer”, frisa.

CONVÊNIOS
O comandante da 7ª Região, coronel Laércio Reis, assinou durante a inauguração os protocolos de intenções entre a Polícia Militar e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O centro será construído para abrigar, tratar e reinserir os animais silvestres apreendidos em razão de crimes ambientais contra a fauna silvestre. Além do protocolo, o comandante também assinou um convênio com a Funedi-Uemg para a construção da pista de atletismo e a criação da estrutura física para o treinamento especial de prevenção e combate a incêndios do militares do Corpo de Bombeiros de Divinópolis e região. “Primeiramente, nós temos que destacar esta data, que são os 240 da Polícia Militar. A PM tem muitos motivos para comemorar esta data de aniversário. Hoje estamos com esta obra magnífica. Uma obra que vai oferecer condições de trabalho para o nosso policial militar, e que a gente espera também oferecer melhores serviços para a sociedade”, enfatiza.

HOMENAGEADOS
Políticos, empresários, promotores, policiais, juiz e o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, foram homenageados pela Polícia Militar. Azevedo avaliou a inauguração da nova sede como um grande presente para os 103 anos da cidade. “Essa nova sede mostrou a capacidade de Divinópolis de articular com o setor privado, público e judiciário. O município contribuiu com a infraestrutura de acesso e obras em seu entorno, ou seja, é uma engrenagem que funciona no município. Hoje é uma grande conquista para Divinópolis e estamos preparando para ser uma cidade segura e desenvolvida”, destaca.

CONCURSO
Em sua última visita a Divinópolis, o coronel anunciou o aumento do efetivo da PM. Conforme Bianchini, até o final da semana que vem, deve ser assinado o edital do concurso da Polícia Militar, em que 120 vagas serão destinadas para a região. “Vai ser o primeiro concurso para Polícia Militar com exigência de graduação de nível superior para ser soldado da PM”, avalia.

 

Crédito: Pollyanna Martins

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.