sexta-feira, 20 de Maio de 2011 12:48h Marciel Muniz

PM promove lançamento de Patrulha Escolar em escolas divinopolitanas

O novo projeto irá contribuir para a segurança das escolas e de seus estudantes

 

 

A Polícia Militar promoveu na manhã de ontem (19), na sede do 23º BPM, em Divinópolis, o lançamento oficial da Patrulha Escolar, fazendo frente às demandas surgidas, com o intuito de garantir com a máxima qualidade o direito à educação, com tranquilidade e segurança. O lançamento desta modalidade de policiamento está de acordo com as diretrizes do Comando da Polícia Militar em todo o Estado.



De acordo com a Polícia Militar nesta semana foi promovido um treinamento de qualificação de sete policiais militares, criteriosamente selecionados, para atenderem especificamente as demandas operacionais junto às escolas dos municípios de Divinópolis, Itaúna e Cláudio, dentro de um novo portfólio de serviço denominado Patrulha Escolar.

 

 

O novo projeto é uma modalidade de policiamento voltada para as escolas da rede pública e particular, com o objetivo de preservar a ordem e promover a paz social no ambiente escolar, tendo como público alvo os alunos, em especial as crianças e os adolescentes, os professores e funcionários das instituições de ensino, além dos pais que integram a comunidade escolar.

 

 

A implantação desse serviço tem como foco o trabalho educativo e preventivo que será desenvolvido dentro das escolas e nas suas proximidades, visando à identificação, análise e resolução dos diversos problemas que possam interferir na segurança do público alvo, como por exemplo, o uso e o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas e outros atos de violência em geral. 

 

 

As atividades serão desencadeadas com base na doutrina dos Direitos Humanos e da filosofia de Polícia Comunitária, reforçando assim os trabalhos já implementados pela Polícia Militar nas escolas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e o Projeto da 7ª Região da Policia Militar (7°RPM) denominado Educação para a Segurança da Família.



De acordo com o comandante do 23° batalhão Tenente Coronel Júlio Theodoro dos Santos, a Patrulha Escolar será uma forte aliada na prevenção e repressão qualificada à violência escolar, pois terá como essência a união de esforços, por meio de uma forte parceria entre Polícia Militar, Escola e família, na disseminação de valores importantes para vida do indivíduo em formação e para o bem da cidadania.

 

Dando continuidade ao lançamento do projeto Patrulha Escolar os militares do 23° Batalhão visitaram na parte da tarde a Escola Estadual São Francisco de Paula localizada no bairro Icaraí. A unidade de ensino como outras unidades no município será umas das beneficiadas pela Patrulha Escolar.

 

 

Parceria

 

O vice-diretor da escola Marcos Rios Santiago destacou o papel que o novo projeto implantado exerce sobre a unidade. “A nossa escola sempre recebeu da Polícia Militar um apoio bem significativo, reforçando a segurança e qualidade no ensino dos estudantes, com a implantação do novo projeto os alunos poderão exercer seus estudos de forma mais segura. Todo projeto que é voltado para o bem da unidade de ensino será bem recebido” destacou Marcos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.