quarta-feira, 13 de Junho de 2012 15:25h Atualizado em 14 de Junho de 2012 às 09:55h. Camila Caetano

PM realiza treinamento de pilotagem em motocicletas

A PM organizou no Aeroporto de Divinópolis um treinamento de pilotagem em motos, destinado para 39 policiais que já fazem o uso de motocicletas durante o trabalho. O curso ajuda no combate à crimes

Os crimes em Divinópolis na maioria das vezes estão sendo realizados com a ajuda de motocicletas, que por ser um veículo que permite mais agilidade, ajudando tanto na ação quanto no momento da fuga. Deste modo, é fundamental a eficiência dos policiais militares durante esse tipo de abordagem.

 

Por esse fator, a Polícia Militar organizou no Aeroporto de Divinópolis um treinamento de pilotagem em motos, destinado para 39 policiais que já fazem o uso de motocicletas durante o trabalho. O curso tem o intuito de aprimorar técnicas que possibilitam combater os crimes que ocorrem com frequência na cidade, assim, “os policiais podem combater com mais eficácia o crime organizado, onde infratores estão utilizando motocicletas”, afirma Tenente Mendonça, responsável pela organização do treinamento.

 

Como esse tipo de veículo agiliza todo o procedimento da Polícia Militar, é necessário que os policiais estejam preparados em distintas modalidades, dessa maneira, esse curso oferece habilidades com abordagem em motocicletas, assim como, confrontos armados e pilotagem de escoltas.

 

O Tenente Coronel Eduardo relata que “instrução é uma rotina dentro da organização, de suma importância para os policiais que trabalham nesses veículos. Temos que estar preparados para a abordagem. Assim como o cidadão infrator utiliza e obtém suas vantagens para cometer os crimes através desse veículo, a Polícia Militar com os policiais bem preparados também terão uma grande vantagem em referência àqueles que estão usando o mesmo equipamento.”

 

Esses policiais militares que utilizam motos para realizar suas tarefas rotineiras já passaram por outros treinamentos de condução de motocicletas, e devido à precisão da tarefa é essencial o aprimoramento constante, já que cada curso possibilita o uso de novas capacidades. Neste sentido, o Cabo Fonseca afirma que o treino trouxe mais um acréscimo, pois, “esse treinamento é mais sobre as técnicas de pilotagem, frenagem, equilíbrio para o dia-a-dia do grupo especializado, isso vem a somar em relação a obstáculos, veículos, pedestres, para que possamos fazer as prisões com sucesso principalmente com os infratores que utilizam motocicleta.”

 

É válido ressaltar que este treinamento foi realizado com militares da Sétima Região, ou seja, a preparação acontece também nas cidades de Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Arcos e Formiga. Houve o apoio de instrutores e a duração foi de 16 horas/aula, iniciadas segunda-feira (11), com término às 17 horas de terça-feira (12). Coronel Eduardo ainda declara que a Polícia Militar pretende executar outros exercícios desse nível, e que os policiais de Divinópolis também têm domínio sobre motos mais potentes, já que a cada grupo policial uma motocicleta mais veloz é utilizada.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.