terça-feira, 7 de Janeiro de 2014 05:13h Mariana Gonçalves

Polícia inicia Operação Férias Seguras

Janeiro é um mês no qual muitas famílias saem de seus lares para viajar e curtir as férias. Sair de casa, retornar e encontrar a residência como foi deixada é o que todas as pessoas esperam, mas, nem sempre isso ocorre. Muitas vezes ao retornar de um passeio a família descobre que teve a casa furtada. Na tentativa de diminuir ocorrências principalmente deste tipo, a Policia Militar (PM) organizou uma série de ações que começaram a ser implementadas na cidade no início dessa semana.
A “Operação Férias Seguras” consiste em redobrar o efetivo de policiais no Centro e nos bairros. Conforme explica o Tenente Coronel Marcelo Carlos da Silva. “Além do efetivo normal da Polícia Militar atuando no município, estamos implementando ações de operações com o efetivo administrativo. Essas atividades vão ocorrer durante todo esse período de férias, ou seja, durante todo esse mês de janeiro” conta.
De acordo com o tenente coronel Silva, a operação tem a finalidade de focar seus trabalhos nas estatísticas de furtos e arrombamentos em residências e estabelecimentos comerciais registrados em anos anteriores pela PM. A cidade foi dividida por regiões, para cada uma delas um grupo diferente de policiais irá atuar durante todo o dia.
A polícia se baseia em épocas para construir suas táticas de atuação, conforme o mês as ações são ainda mais fortes. Sobre o atual período, o tenente coronel Silva explica que existe uma preocupação da polícia em se mobilizar para coibir possíveis delitos. “É comum das pessoas viajarem, sendo assim esperamos que o nosso trabalho ocorra em conjunto com a população. Pois precisamos que elas nos ajudem com as denúncias, se seu vizinho  viajou pedimos que você fique atento. Em alguns locais temos a rede de vizinhos protegidos que já faz esse trabalho de atenção, mas, para as regiões que ainda não possuem essa rede pedimos que as  pessoas se preocupem em olhar e trazer informações para a polícia militar, assim vamos poder de uma forma ainda mais eficaz evitar a prática dos delitos”
Na manhã de ontem um efetivo de policiais percorreu o Centro e alguns bairros para distribuir panfletos e orientar as pessoas a como ter mais segurança durante as férias. No comunicado entregue aos munícipes está as seguintes dicas: “Não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente para visitar diariamente o imóvel. Recolher as correspondências e verificar movimentos estranhos de pessoas rondando-a é muito importante.
Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e durante o dia.
Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo. Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria. É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa. Suspenda a entrega de jornais. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono. Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá evidenciar a saída dos moradores. Desligue a campainha, assim você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se há alguém em casa. Reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares”.
As orientações valem também para os transeuntes. “Evite andar com o telefone, por exemplo, nas mãos mexendo em redes sociais. Pois, essa desatenção é perceptível, então quando o cidadão infrator verifica isso aquela pessoa se torna uma vítima em potencial”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.