segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014 06:52h Luiz Felipe Enes

Polícia Militar dá recomendações durante período de férias

A iniciativa faz parte da operação “Férias Seguras”, com o objetivo de prevenir a criminalidade na região

A Polícia Militar de Divinópolis lança a partir desta segunda-feira (6), a operação “Férias Seguras”. A ação pretende reforçar a segurança de quem vai sair de casa durante as férias deste mês, além de prevenir e coibir a criminalidade. Recentemente, outra operação desenvolvida pela PM, a “Natalina”, aumentou o número de policiais nas ruas e também o patrulhamento em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, durante a operação, várias blitz serão realizadas pela cidade em áreas estratégicas, além de dicas de segurança repassadas à população, orientando sobre os cuidados que cada um deve ter, principalmente em áreas comerciais, com grande movimentação de pessoas, postos de combustíveis, agências bancárias entre outras regiões que necessitem de maior vigilância.
Mas as dicas não param por aí. Cuidados com a casa também são necessários nesta época. De acordo com a PM, várias famílias saem de viagem e não tomam os cuidados com a segurança do imóvel. Neste período, as queixas de furto dentro de casa aumentam, e alertando a população, a Polícia Militar deixa algumas dicas, para que a viagem seja tranquila e a chegada em casa não se transforme em pesadelo.
ANTES DE SAIR DE CASA
Quando se aproxima a época de descanso e viagens, toda a família fica eufórica. Mas alguns cuidados com a casa devem ser levados em conta. A Polícia Militar orienta à população verificar as portas, janelas e portões. Comunicar aos vizinhos de confiança sobre a viagem, e também pedir a eles que em caso de movimentação estranha, chamem a polícia.
Objetos que fiquem visíveis a quem passa pela rua, devem ser guardados de forma segura. A questão da iluminação também deve ser observada. Segundo a PM, é importante trafegar em regiões iluminadas. Com os veículos, o cuidado deve ser o mesmo, verificando as travas e alarmes, se estão em funcionamento.
DURANTE AS COMPRAS
Para quem não vai viajar, mas pretende ficar na cidade mesmo, com outras sugestões, como ir às compras, a Polícia deixa alguns alertas, como evitar andar com grandes somas em dinheiro, optando pelo uso de cheques ou cartões de crédito; Não abrir bolsas e carteiras em locais movimentados, pois facilita a ação de pessoas mal intencionadas; Não deixar bolsas, objetos e embrulhos nos bancos dos veículos, ou de maneira que facilite a visualização.
AO COMERCIANTE
Outra queixa comum, durante as férias, parte de quem trabalha. Comerciantes e trabalhadores convivem com a insatisfação e o medo de assaltos. Conforme a Polícia Militar, algumas ações podem ajudar. Uma delas é deixar pequenas quantias em dinheiro nos caixas. Uma outra dica da PM é instalar nas lojas fechaduras e travas de qualidade. A exposição de produtos na vitrine durante o período noturno também não é aconselhável.
A prática de furtos é constante alvo de reclamação dentro e fora das lojas, por isso, a polícia recomenda a presença de mais funcionários trabalhando, pois a partir do momento em que um cliente chega, uma pessoa mal intencionada pode acabar se aglomerando e cometendo furtos, trazendo dor de cabeça ao proprietário do comércio.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.