quinta-feira, 13 de Setembro de 2012 14:30h Erik Ulysses

Polícia Militar faz balanço dos números do Disque Denúncia

O 23º Batalhão de Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira o balanço dos números do Disque Denúncia Unificado, o telefone 181, na região. De acordo com a PM os números de denúncias anônimas vêm aumentando anualmente nas cidades que fazem parte do Batalhão, o que faz com que cresça o alcance de resultados expressivos e o envolvimento da população em questões relacionadas à segurança pública. Dessa forma a segurança pública fica nas mãos não apenas da PM, mas de toda a população. Fazem parte do 23º BPM os municípios de Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu e São Gonçalo. 

 


Segundo os números apresentados pela Polícia Militar o 23º BPM entre os meses de janeiro a junho de 2011 fora recebidas 977 denúncias, enquanto que nos primeiros sete meses desse ano as denúncias já chegaram a 1315, o que representa um aumento de 35% no número de denúncias.

 

De posse das denúncias a PM realiza um trabalho de busca de informações complementares, planeja ações e operações pontuais, inclusive contando com a parceria de outros órgãos do Sistema de Defesa Social como a Polícia Civil, realizando assim uma força tarefa para a prevenção e repreensão ao crime.

 

Um dos motivos que podem ser apontados como responsável por esse aumento no número de denúncias anônimas se deve à Rede de Vizinhos Protegidos, uma estratégia que tem como ponto principal as relações entre moradores de uma mesma rua, quarteirão ou bairro. Como os vizinhos conhecem o dia a dia uns dos outros fica mais fácil fazer denúncias de comportamentos estranhos de terceiros próximos às suas residências.

 

A PM indica que as pessoas usem o 181 para denunciar autores de delitos, pontos de tráfico de drogas, além de todas as situações que ponham em risco a segurança pública, a integridade das pessoas e a paz social.

 

O Disque Denúncia Unificado

 

O Disque Denúncia Unificado foi criado no Estado de Minas em 10 de outubro de 2007, implantando um número de telefone de três dígitos, o 181, para denúncias anônimas em caráter de serviço de utilidade pública. Um dos princípios que regem o Disque Denúncia é a preservação do anonimato do cidadão que fizer a denúncia do crime. A ligação é gratuita e no momento da denúncia a pessoa recebe uma senha com a qual podem acompanhar os resultados dos levantamentos realizados.  

 


Vale lembrar que o 190 continua sendo utilizado normalmente para atender as chamadas de urgência da população.

 

Resultados obtidos através do Disque denúncia unificado: (box)

 

- prisão/apreensão de 214 pessoas ligadas ao tráfico de drogas;
- apreensão de 26 armas de fogo;
- apreensão de aproximadamente 05 quilos de maconha;
- apreensão de 2,225 Kg;
- apreensão de 2.943 pedras de crack;
- apreensão de 5,734 Kg de maconha.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.