quinta-feira, 20 de Outubro de 2011 10:04h Paulo Reis

Polícia prende traficante mais procurado da região

Em uma ação conjunta da Polícia Militar com a Polícia Civil foi preso um dos traficantes mais procurados do Centro–Oeste de Minas Gerais. O homem conhecido como “Preto dos Gama”, de 26 anos, já constava com três mandados de prisão em aberto, foi preso junto de seu comparsa na madrugada da última segunda-feira (17). O homem atuava desde 2005 no mundo do crime, segundo o delegado Rodrigo Noronha, ele é suspeito de ter matado cinco pessoas em Nova Serrana. Além de ter participação em assaltos à mão armada e ser um dos chefes do tráfico de drogas na cidade, segundo informações da Polícia Militar.


O comparsa de "Preto dos Gama" estava desde o dia 20 de setembro em liberdade provisória, ele cumpria pena por roubo.


A prisão dos traficantes foi feita quando o "Preto dos Gama" e seu comparsa, de 23 anos, tentavam fugir em um Kadett vermelho pela BR-262. A perseguição seguiu até a entrada de Pará de Minas, na região central de Minas Gerais. Militares e policiais civis perseguiram o carro dos traficantes durante vinte minutos, segundo o delegado Rodrigo Noronha, houve troca de tiros entre traficantes e policiais. Com  o auxílio dos militares de Pará de Minas, o veículo dos suspeitos foi abordado na entrada da cidade.

 


Durante a fuga, os traficantes se livraram de parte da droga e da arma que estava com eles. Os militares conseguiram apreender 930 gramas de maconha em dois tabletes da droga, segundo a Polícia Civil.


A intenção da dupla, segundo os policiais de Nova Serrana era fazer a distribuição de drogas em Pará de Minas. Segundo o delegado Noronha, a droga de "Preto dos Gama" vinha da região metropolitana de Belo Horizonte e do Paraguai. Além da droga, foram apreendidos R$ 400 em dinheiro e dois aparelhos de telefone celular.


O rosto de “Preto dos Gama” estava estampado nos cartazes de "Procurados" pela Justiça, ao lado de uma mulher e de um homem, que também são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e com um homicídio. O casal pertence a uma facção criminosa que tem envolvimento com a facção do “Preto dos Gama”. O traficante mais procurado pela Polícia Civil de Nova Serrana já cumpriu pena por assalto à mão armada. O apelido de "Preto dos Gama" faz uma referência a um vilarejo pertencente à Nova Serrana chamado "distrito dos Gama", onde o traficante nasceu.

 

 

Família no tráfico


Na última sexta-feira (14) a mãe e o irmão do traficante foram presos num vilarejo chamado Quilombo do Gaia, em Nova Serrana, no Centro Oeste do Estado. Segundo o delegado Rodrigo Noronha, a prisão ocorreu quando eles buscavam 13 quilos de maconha, além de certa quantia de cocaína e crack que estavam enterrados em um matagal do vilarejo. Militares de Belo Horizonte auxiliaram na prisão com o uso de cães farejadores, a delegacia de Bom Despacho também auxiliou na operação. A mãe de outro traficante de Nova Serrana também foi presa com a família de “Preto dos Gama”. O traficante e seu comparsa estão presos no presídio de Nova Serrana, o mesmo onde a família de “Preto dos Gama” está presa.

 

 

Ponta do Iceberg.


Segundo o delegado Rodrigo Noronha de Nova Serrana as sete toneladas e meia de maconha apreendidas nesse domingo (16) pela Polícia Federal, no estado de São Paulo eram da mesma facção de “Preto dos Gama”. “Apreendemos 930 gramas ontem (17), mas essa foi apenas a ponta do iceberg. As sete toneladas e meia de droga apreendidas pela PF em São Paulo também tinham ligação com o ‘Preto dos Gama’”, contou o delegado.
A droga foi encontrada em um caminhão com placa de Pará de Minas, na região central de Minas Gerais, na rodovia Marechal Rondon, em Bauru, no interior de São Paulo. A apreensão foi feita após uma denúncia de um esquema de tráfico em Minas Gerais. A Polícia Federal em Bauru recebeu a descrição de um caminhão carregado com droga, que estava escondida debaixo de tábuas de madeira por cima da carga. Segundo a Polícia Federal, a droga estava dividida em fardos de cerca de 30 kg cada um, totalizando 7,5 toneladas de maconha, metade da capacidade de carga do caminhão. A maconha apreendida foi encaminhada à sede da corporação em Bauru. O motorista foi preso em flagrante.

 

 


Jurado de Morte


Uma lista de criminosos jurados de morte por traficantes foi divulgada neste ano em Nova Serrana. Embora o nome dos traficantes presos na operação não estivessem na lista, o delegado Noronha afirma que os homens também estavam jurados de morte. “A lista foi montada com dados de informantes da polícia. Não temos todos os nomes dos marcados para morrer, porém, sabemos que ‘Preto dos Gama’ e seu comparsa estavam jurados de morte devido a disputas por pontos de venda de drogas e até mesmo disputas internas pelo poder da facção”, afirmou o delegado Noronha.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.