quinta-feira, 21 de Julho de 2011 12:02h André Bernarde e Natalia Santos

Polícias Civil e Militar recebem veículos

Viaturas devem agilizar o atendimento à população

A Polícia Civil de Divinópolis irá adquirir um furgão para montar uma delegacia móvel visando agilizar o atendimento a população. O dinheiro para aquisição do veículo foi conseguido por intermédio de uma verba destinada pelo ex-deputado estadual Rinaldo Valério em seu mandato 2006/2010.
De acordo com a delegada regional doutora Aparecida Quadros, nos próximos três meses será feita licitação e a entrega do veículo. Será um furgão adaptado onde irão funcionar um cartório, um gabinete e na parte traseira funcionarão os serviços relacionados à carteira de habilitação e veículos. “Dentro do furgão nós faremos os serviços de uma delegacia, terão computadores com acesso a internet. Isso irá agilizar o nosso trabalho, pois quando acontecer um crime, por exemplo, o delegado já faz seu trabalho no local, dentro do furgão” explicou doutora Aparecida.


Outra funcionalidade do veículo serão as ações que a Polícia Civil poderá desenvolver em bairros afastados e nas cidades da região. “Caso outras regionais precisem do nosso serviço, claro que atenderemos” disse a delegada.


A verba liberada pelo ex-deputado foi de R$200mil. O furgão está em processo de licitação e vários orçamentos já foram apresentados. Aparecida Quadros acredita que dentro de no máximo três meses, o veículo já poderá funcionar na cidade. “Sem dúvida, este furgão irá agilizar e dar mais excelência ao trabalho da Polícia Civil. Para cumprir nossa função é fundamental que a  instituição possua em seus quadros equipamentos e materiais que venham a corresponder às demandas da população. Dentre esses equipamentos, há necessidade de uma viatura tipo Furgão, pela mobilidade que dará aos delegados e  equipes de policiais aos locais de crimes ” comemorou.

 

Polícia Militar recebe mais 20 viaturas

 

O governo de Minas Gerais entregou ontem mil viaturas para os Batalhões de Polícia Militar do Estado. A solenidade foi realizada na cidade administrativa na última terça-feira (19), destes veículos 450 serão entregues no interior de Minas, Divinópolis será beneficiada com 20.


De 2003 a 2010 a frota dos órgãos de defesa social em Minas Gerais saltou de sete mil para 17 mil viaturas. Nesse período, o Governo de Minas investiu mais de R$ 33 bilhões na área de segurança pública. As 1.000 novas viaturas que foram entregues são modelo Fiat Palio Hatch Atractive Flex. No interior do estado, os municípios que receberão as novas viaturas são Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Lavras, Barbacena, Montes Claros, Passos, Ipatinga, Patos de Minas, Uberlândia, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Divinópolis, Varginha, Sete Lagoas, Ubá, Unaí, Poços de Caldas e São João del-Rei.
 

A entrega das novas viaturas faz parte do projeto de gestão terceirização da frota da PM. Desde que o processo começou, em 2005, já foram colocadas 1.359 novas viaturas nas ruas. A gestão terceirizada está contribuindo para otimizar e dar mais transparência à destinação dos recursos públicos.Dentre os serviços que a empresa terceirizada precisa garantir está a manutenção dos veículos, socorro 24 horas e substituição imediata em caso de defeitos. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social apontam que, antes da terceirização, o índice de indisponibilidade da frota mantinha média de 35% a 45% e atualmente mantém-se entre 3% e 5%.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.