sábado, 27 de Outubro de 2012 04:45h Erik Ulysses

Prefeitura começa instalação de semáforos no cruzamento entre as ruas Goiás e Mato Grosso

O cruzamento entre as Ruas Goiás e Mato Grosso tem um trafego diário intenso. No local é comum ocorrer acidentes, alguns mais graves e outros nem tanto. No dia 11 de outubro um soldado do Corpo de Bombeiros que passava pelo local em sua motocicleta morreu ao se chocar contra um caminhão que estava estacionado na Rua Goiás. Devido a esse índice elevado de acidentes a Secretaria de Transito e Transporte (Settrans) instalará no local um sistema de semáforos.

 


De acordo com o novo secretário da Settrans, Dárcio Abud o processo para a instalação dos semáforos começou na tarde de ontem com a colocação de faixas avisando aos motoristas e pedestres sobre as intervenções. Na segunda-feira começa a execução física da obra. “Hoje estão sendo colocadas as faixas de aviso de intervenção de obras. Na segunda-feira nós vamos iniciar a parte de execução física, dos passeios, das bocas de lobo, que é para preparar em seguida a instalação do sistema semafórico. Então a primeira etapa são as obras físicas e as obras civis, a segunda etapa vem a instalação semafórica, depois a parte de sinalização de pista, com as faixas e outras providências” afirmou o novo secretário.

 


Dárcio explicou ainda que a instalação será feita para trazer um maior conforto para os motorista e principalmente os pedestres, já que o tráfego no local é intenso, sobretudo em horários de pico. “Nós temos um problema de trafego intenso, principalmente em horários de pico, nessa via que é a Rua Goiás. Esse cruzamento também com a Mato Grosso, ele leva um trânsito intenso que transfere desse lado da cidade para a região do Sidil. O tráfego aqui é muito grande e existe desconforto para o pedestre muito grande” disse.

 


O projeto para a instalação dos semáforos nesse cruzamento já existia há algum tempo, porém, devido ao processo licitatório, somente agora eles sairão do papel. “Esse projeto já existia, ele foi atrasado na sua instalação por causa do processo licitatório, que é a contratação da empresa que faz as obras civis, que fazem as intervenções civis. Para adiantar aqui, que é um problema mais urgente, nós estamos fazendo uma parceria com a Semoudes- Secretaria Municipal de Operações Urbanas e Defesa Social - que vai iniciar as intervenções físicas, para que, se houver algum atraso  no processo licitatório, porque a próxima etapa do processo licitatório é proclamar o vencedor  e fazer  a contratação , e isso demora em torno de 20 a 30 dias, dentro do processo licitatório é que nós decidimos fazer essa parceria com a Semoudes para iniciar as intervenções já na próxima semana.

 


De acordo com Dárcio, contando a partir de segunda-feira, as obras devem demorar em torno de 10 a 15 dias. “Normalmente demora de 10 a 15 dias. A empresa que faz a instalação semafórica é outra empresa, mas logo que mobilizada ela em dois ou três dias já inicia os trabalhos, uma vez que toda a parte eletrônica, a parte de semáforos já está na Settrans para a instalação” contou.

 


Dárcio disse ainda que existem outros projetos para a instalação de semáforos em outros pontos da cidade, contudo, devido ao corte orçamentário da prefeitura, essas obras serão adiadas.

 

“Existem outras instalações, porém nós não podemos ainda executar esse ano, porque o prefeito teve que tomar algumas medidas de proteção de gastos e que vão nos fazer adiar algumas coisas” concluiu.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.