quinta-feira, 28 de Novembro de 2013 05:35h Luiz Felipe Enes

Proprietário de granja é preso por irregularidades em estabelecimento e poluição ambiental

Nos fundos do imóvel, existe um córrego, onde os dejetos eram descartados

Uma granja em estado irregular foi interditada pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e Polícia Militar de Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira (27). O estabelecimento, que fica na comunidade de Perobas, no distrito de Santo Antônio dos Campos, apresentava precariedade na manipulação das aves e higiene da área.
A chegada dos órgãos competentes ao local se deu por meio de denúncias, informando sobre o sistema de funcionamento da granja. Por lá, durante buscas, foram vistas diversas irregularidades na acomodação das aves e no descarte de dejetos. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, diversas larvas se reproduziam pelo chão, fator que gerou outros problemas.
Pouco abaixo de onde as aves eram criadas, existe um pequeno córrego, totalmente poluído em virtude dos produtos acumulados. Fezes, casca de ovos entre outros materiais eram despejados no local sem a devida manutenção. Alguns ovos produzidos eram comercializados e destinados a instituições escolares, distribuídas na merenda pública.
Ainda segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, o proprietário da granja foi autuado por crime de poluição ambiental. “O dono do local foi preso em flagrante, pois lá não havia condições básicas de higiene. O fato de escoar dejetos no córrego configura crime ambiental”, é o que afirma Sargento Vanderlei Resende.
O dono da granja foi encaminhado para a delegacia de Divinópolis, onde lhe foi aplicada uma multa administrativa de R$ 4 mil. Ele ainda deverá apresentar um cronograma para desativação do estabelecimento em no máximo, 15 dias. As atividades desenvolvidas na granja estão suspensas e o local permanece interditado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.