quarta-feira, 25 de Março de 2015 10:48h Atualizado em 25 de Março de 2015 às 10:53h. Pollyanna Martins

Representantes da Acasp se reúnem com políticos para discutir a segurança pública de Divinópolis

Com o aumento no índice da criminalidade em Divinópolis, representantes da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp)

Com o aumento no índice da criminalidade em Divinópolis, representantes da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), se reuniram nessa segunda-feira (23) com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, o Deputado Federal, Domingos Sávio, o Deputado Estadual, Fabiano Tolentino, o secretário adjunto de Estado de Defesa Social, Rodrigo Teixeira, o vice-prefeito de Divinópolis, Rodrigo Resende, representante do Deputado Federal Jaime Martins para discutir melhorias na segurança pública da cidade.
Um dos pontos abordados na reunião foi o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, assim como da frota dessas entidades, e que o secretário de defesa social destacou que está em processo a realização de um concurso público com previsão de quase 2.500 vagas para a PC e outras 9 mil para a PM. Segundo o deputado estadual, Fabiano Tolentino, o secretário garantiu empenho para solucionar este problema. “Os veículos são ferramentas fundamentais para que os policiais possam desempenhar seus trabalhos, em especial em áreas rurais. O secretário assegurou que haverá empenho também nesse sentido”, disse.
Outras questões levantadas pelos participantes da reunião foi a superlotação do presídio Floramar, e a paralisação das obras de ampliação da unidade prisional. “O presídio Floramar está superlotado, com quase o triplo de presos do que tem capacidade. As obras de ampliação estão paradas e uma das pautas dessa nossa reunião foi justamente a retomada dessa ampliação. O secretário Santana já se prontificou a retomar as obras o quanto antes e vamos trabalhar para que isso aconteça”, informou o deputado estadual, Fabiano Tolentino.

 

RECURSOS
O Deputado Federal Domingos Sávio, que solicitou a reunião, ressaltou durante o encontro que conseguiu incluir ampliação na emenda de bancada na Câmara dos Deputados, em R$ 25 milhões para a segurança pública. “Essa reunião aqui na Cidade Administrativa demonstra que trabalhamos unidos por Divinópolis, suprapartidários, buscando o melhor para nossa cidade.”
Em sua fala, o deputado acrescentou a importância da retomada das obras de ampliação do Presídio Floramar, uma vez que o mesmo se encontra com quase o triplo da capacidade. "A situação atual da Colônia Floramar é de alto risco, em razão de estar superlotada. Além desse quadro grave, precisamos assegurar que sempre haja espaço para novos detentos cumprirem a pena.", analisou.

 

ACASP
O presidente da Acasp, José Vitor, falou sobre as demandas apontadas nas reuniões da Associação, que são realizadas semanalmente em Divinópolis.  “Viemos aqui tratar de demandas que foram apontadas em reuniões realizadas pela Acasp em Divinópolis, no 23º Batalhão da Polícia Militar. O efetivo é talvez a principal demanda, já que as forças de segurança pública precisam de contingente para poder trabalhar. Temos também a necessidade de mais viaturas, a implantação de um estande de tiro para a Polícia Militar e a ampliação do presídio Floramar”, afirmou.
Os questionamentos do presidente da associação e do vice-presidente José Levi, geraram elogios por parte do secretário estadual de defesa social, que destacou o trabalho que a Acasp realiza em Divinópolis. “É um exemplo que merece ser seguido. A sociedade civil organizada deve, sim, participar dos assuntos relacionados à segurança pública, servindo como uma ponte entre o Estado e a sociedade, mostrando quais são e onde se encontram as principais demandas que precisam ser sanadas”, enfatizou, o secretário.

 

Crédito: Assessoria Domingos Sávio

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.