segunda-feira, 15 de Outubro de 2012 11:08h Erik Ulysses

Rua do Lazer para as crianças é realizada em Divinópolis

O comandante do 23º BPM, tenente coronel Júlio Teodoro dos Santos explicou que essa ação é desenvolvida todos os anos e destacou que ela faz parte de um dos pilares do GEPAR

Na manhã de ontem a Polícia Militar de Divinópolis, através do 23º BPM, juntamente com outros órgãos da cidade, realizou a "Rua do Lazer" para as crianças do bairro Alto São João de Deus. A ação social foi mais um trabalho promovido pelo GEPAR – Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco, que está instalado na comunidade desde 2009.

 


O comandante do 23º BPM, tenente coronel Júlio Teodoro dos Santos explicou que essa ação é desenvolvida todos os anos e destacou que ela faz parte de um dos pilares do GEPAR “Esse é um evento  realizado anualmente, busca a participação de inúmeros parceiros, entre eles a Polícia Militar através do trabalho do GEPAR- Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco. Então, anualmente nós trazemos aqui o nosso portfólio, o nosso canil, apresentação para as crianças, a banda de música e o trabalho especifico do GEPAR. Nessa atividade estamos cumprindo um dos pilares do trabalho do GEPAR, que é a mobilização social, uma forma de aproximar a comunidade da Polícia Militar com vistas a prevenir os crimes. É um evento nos deixa satisfeitos, pois esse trabalho tem o propósito de prevenir o crime e aproximar a comunidade da Polícia Militar” destacou o comandante.

 

O evento contou com a presença de várias crianças e teve atrações como a apresentação de dois cães do canil da Polícia Militar, da Banda de Música e de várias brincadeiras como cama-elástica e pintura dos braços e rostos das crianças. O tenente Alves, comandante do GEPAR, falou sobre os objetivos do evento. “Hoje estamos realizando esse evento em que o GEPAR reúne várias parcerias, com vários órgãos, para proporcionar um momento de lazer para as crianças e para a comunidade. Criar um clima de segurança. É um evento para as crianças mesmo, então queremos proporcionar esse lado social que é muito ausente nessas comunidades mais carentes. Todos os anos trazemos esse evento, a Rua do Lazer, assim como temos outros projetos que são executados no decorrer do ano” contou o tenente Alves.

 

Logo no início do evento os militares fizeram apresentações com os cães do canil do 23º BPM, Khiron e Jade. O tenente Alves destacou a exibição dos animais e explicou o porquê dos dois serem os escolhidos para a “Rua do Lazer”. “Agora na parte da manhã já tivemos a apresentação de dois cães, o Khiron e a Jade. O Khiron com as manobras executadas pelas rondas ostensivas com cães, as manobras táticas utilizadas pelos militares, que a criançada gosta muito. E a Jade é um cão que é utilizado no nosso projeto de Cinoterapia, que é uma terapia com cães, principalmente para crianças que precisam de fisioterapia. A criança sente um amor pelo animal e facilita no tratamento, por isso ele é utilizado. Como ele é um cão muito dócil, entendemos por bem trazê-lo para fazer esse trabalho com as crianças” disse.

 

Durante toda a manhã foram distribuídos para as crianças cachorro-quente, pipocas, refrigerantes e algodão doce. Também compareceu ao evento, o mascote PM Amigo Legal, o boneco da Polícia Militar.

 

Para Saimon Oliveira, de 12 anos, o evento estava muito bom e ele destacou que o que mais gostou foi dos militares e das camas-elásticas. “ Estou achando ótimo! Porque tem essa festa aqui para todo mundo, para quem está se divertindo e para quem não está. Eu estou achando legal. O que eu mais gostei foi do pula-pula e dos policiais, também gostei da apresentação dos cachorros, porque eles são bonitos e obedecem, fazem as coisas todas certas, não mordem, não pegam... pegar pegam, mas só de vez em quando!” garantiu Saimon.

 

Já para Thaís da Silva, 11 anos e Tamara de Oliveira, de 12, o melhor da festa foram as músicas tocadas pela banda da Polícia Militar.

 

José Marcelo de Oliveira, 43 anos, integrante do comitê gestor do Prato Popular, afirmou que esse tipo de ação é importante para as crianças da comunidade, uma vez que é um momento onde elas podem se divertir e brincar. Ele ressaltou ainda importância do contato das crianças com os militares. “É uma forma de chamar as crianças para o lado da polícia, longe das drogas, das más companhias, além delas se divertirem também” disse ele.

 

Glaúcia Gomes, de 37 anos, contou que não sabia da “Rua do Lazer”, mas que estava gostando do evento. “Eu cheguei aqui de surpresa e nem sabia, mas eu estou achando muito bom. O meu menino está satisfeito, ele ficou doidinho. Está muito bom, podia ter sempre.” comentou animada.
Glaúcia disse ainda que a presença do GEPAR no Alto São João de Deus foi um alívio para a comunidade e que a presença dos militares para as crianças é um incentivo para que elas não entrem no mundo das drogas e da violência. “Está ótimo, melhorou bastante, aqui já está bem melhor em vista do que era antes. Se não fosse a Polícia aqui eles (os criminosos) já tinham tomado conta. E esse contato entre a PM e as crianças é muito bom. Já é uma iniciativa, porque hoje em dia está muito difícil, muita violência, principalmente com as crianças, então eu acho que está bom” afirmou Gláucia.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.