sexta-feira, 23 de Setembro de 2011 16:23h Atualizado em 24 de Setembro de 2011 às 08:19h. Paulo Reis

Semana de Trânsito termina com ações positivas

Os cuidados no trânsito precisam ser constantes

Os órgãos de segurança pública do município se reuniram na manhã desta sexta-feira (23) para comemorar o encerramento da semana de trânsito que este ano abordou o tema: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". A mobilização é um fator de extrema importância que não cabe somente aos militares, mas a toda comunidade, reforçou o Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar.


A 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, trabalhou durante toda a semana o projeto “Pacto pela Vida na rodovia MG 050”. A rodovia  é uma das principais vias que corta a cidade e a meta é redobrar atenção para que a taxa de acidentes diminua significativamente. Através de várias ações preventivas os militares ainda reforçaram o compromisso com a direção defensiva. Panfletagens e Blitz também foram realizadas por órgãos como a concessionária Nascentes das Gerais e ARETRAN -3.


Na esfera municipal, o tema deste ano foi: “O Trânsito é de todos. A Faixa é do Pedestre”. Diversas atividades foram realizadas por toda a Divinópolis. Ao todo foram distribuídos  mais de 10.000 kits informativos, mais de 10 palestras em escolas e empresas, um público de mais de 1600 pessoas, 15 blitz educativas.


Outro detalhe que chamou a atenção de motoristas foi com relação às multas no estacionamento rotativo, não foram aplicadas, pois a semana se reservou ao caráter educativo. Desta forma a secretaria de Trânsito e Transporte espera conscientizar os verdadeiros objetivos deste espaço na área central, consolidar a democratização do uso do rotativo e acima de tudo o respeito ao agente de trânsito, afirmou o secretário de trânsito e transporte municipal, Júlio Valério.


Quanto mais cedo melhor, já afirma o ditado que nesta ocasião ressalva a necessidade de se levar às crianças, o quanto antes, a responsabilidade pela vida. Durante a solenidade houve a participação dos alunos do Projeto Arte e Vida, em especial da aluna Raissa Parreira Bitencourt, de 12 anos que escreveu uma redação sobre o tema trabalhado durante esta semana.


Eduardo Campos, comandante da 7ª RPM, agradeceu a todos pela união e pelo sucesso das atividades desenvolvidas, e mais uma vez relembrou: “devemos contribuir e colaborar para que tenhamos um trânsito mais seguro, prevenindo acidentes e preservando cada vez mais a vida”. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.