quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 16:12h Erik Ulysses

Semana Nacional do Trânsito tem início em Divinópolis

Teve início nessa quarta-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. O tema foi escolhido devido às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU) definida para o período de 2011 até 2020. Dessa forma o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolheu a questão da velocidade no trânsito para ser trabalhada no ano de 2012.

 


Em Divinópolis a Semana foi lançada na manhã de ontem na reunião da ACASP, Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública, na Rua 21 de abril. No evento estiveram presentes diversas autoridades dos mais variados órgãos da administração pública. Também foram apresentadas as ações que serão realizadas pela SETTRANS durante a semana.

 

Júlio Valério, secretário de trânsito, contou que a Settrans  realizará várias atividades durante a semana. Dez agentes irão até as escolas fazendo palestras e educando as crianças sobre o trânsito. No domingo, dia23 será realizado um evento intitulado “Um Dia Divertido de Trânsito” na Praça da Catedral às nove horas da manhã. No evento serão realizadas atividades relacionadas à educação no trânsito como Contos de Estórias Clássicas da literatura infantil adaptadas ao tema do trânsito como Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. Também serão realizados jogos educativos e uma transitolândia para as crianças poderem brincar. No local terão estandes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da própria Settrans .

 

Também serão levados estudantes de escolas particulares e municipais para visitarem a Settrans  a fim de conhecer a secretaria e o trabalho realizado por ela. Materiais educativos como panfletos serão distribuídos durante toda a semana.

 

Júlio Valério ressaltou a importância de que as ações feitas durante essa semana especial não fique restrita apenas a ela: “Devemos lembrar que a Semana do Trânsito não deve ser lembrada nem comemorada somente nesta semana. Como envolve vidas nós devemos estar atentos ao trânsito durante o ano inteiro”.

 

O delegado Leonardo Pio que também esteve presente no evento explicou o porquê da adoção do tema em consonância com a ONU. “O tema vem de encontro com a proposta das Nações Unidas no sentido de reduzir até 2020, 50% no número de acidentes em cada região do país. Somos sabedores que Divinópolis é pioneira, está bem avançado nas propostas de gestão do transito local. A gente acredita na idéia, no foco da conscientização e sensibilização da população em geral” contou o Delegado.

 

De acordo com o Coronel Eduardo Campos, comandante da 7ª RPM, a semana é importante para que as pessoas reflitam sobre suas atitudes no trânsito. “A Semana do trânsito é o momento de se parar para pensar. Pensar na vida, de pensar nas pessoas, pensar na responsabilidade que nós temos ao dirigir um veículo. E esse ano a Semana do Trânsito traz como tema a velocidade. Hoje os carros estão cada vez mais potentes, as pessoas cada vez mais impacientes e com mais pressa. E isso tem sido uma mistura explosiva que tem tirado muitas vidas no nosso Estado e no nosso país. É Preciso conscientizar! É preciso que as pessoas realmente entendam que estando dirigindo é preciso principalmente ter muita responsabilidade!” concluiu o comandante.

 

O Coronel Eduardo ainda disse que a Polícia Militar irá trabalhar durante a semana em parceria com a Settrans  em questões relacionadas ao trânsito, além de auxiliar a Polícia Militar Rodoviária realizando algumas ações para a Semana do Trânsito.

 

O Delegado Leonardo Pio disse que a Polícia Civil contribuirá na Semana do Trânsito apresentando dados e estatísticas relacionados ao trânsito. “A Polícia Civil estará apresentando os números com relação à gestão do trânsito local, estatísticas em relação a acidentes de trânsito, apresentando as causas. E prestando contas à sociedade quanto aqueles indivíduos que incorreram em crimes de trânsito e quais foram as sanções recebidas por eles”. Ele afirmou ainda que a situação do tráfego de veículos em Divinópolis é relativamente tranquila, sobretudo quando comparado ao tráfego de outras cidades do mesmo nível de população e nível de veículos. Segundo ele a frota da cidade está próxima dos 120 mil veículos e uma população de 217 mil pessoas.

 

Durante a apresentação da Semana do Trânsito foram realizadas algumas demonstrações de métodos utilizados pela Settrans  para educar as crianças em relação ao trânsito. O agente de transito Breno cantou uma música de nome “Da cor do sol” que traz em sua letra o momento em que as crianças podem ou não atravessarem o sinal. Também teve a participação de dois palhaços que convidaram as pessoas para participarem do evento de sábado na Praça da Catedral.

 


Números da ONU divulgados em 2010 apontam que dois milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil as vítimas são cerca de 40 mil. De acordo com Júlio Valério somente neste ano o número de mortos em Divinópolis e nas rodovias estaduais e federais que cruzam o município já chega a 30. A Semana do Trânsito ocorre até o dia 25 de setembro.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.