terça-feira, 3 de Maio de 2011 10:32h Marciel Muniz

Settrans insere novos agentes em blitz educativa

Os novos agentes irão reforçar as operações de patrulhamento

Uma blitz promovida pela Secretaria de Trânsito e Transportes de Divinópolis (Settrans) em parceria com a Polícia Militar teve início na manhã desta segunda (2).As abordagens feitas aos condutores foram realizadas na rua Bom Sucesso, no bairro Interlagos.A operação foi instalada em um ponto estratégico onde existe grande tráfego de veículos.

 

Segundo informações do responsável pela operação o capitão Gerson Luiz de Freitas a blitz teve como principal objetivo inserir os alunos do curso de formação de agentes nas operações da Settrans, colocando em prática seus aprendizados. “A participação dos agentes alunos é para treiná-los como se deve proceder em uma eventual blitz, seja ela repressiva ou educativa” , destaca o capitão.  A operação ocorrida nesta manhã está dentro dos cronogramas da parceria elaborada entre a Polícia Militar e secretaria de Trânsito.

 

Com base em dados da Settrans a blitz teve duração de 5 horas, foi iniciada às 6 horas e terminou por volta de 11 horas. Pela blitz passaram cerca de 201 veículos, foram  retidos 5 veículos, mais 7 apreendidos e removidos.No decorrer da operação foram expedidos 11 boletins de ocorrência, no qual foram distribuídas 22 infrações de trânsito: por falta da pagamento da taxa de licenciamento(2010), falta de uso do cinto de segurança, ausência de documentos do veículo, e ainda 5 condutores foram abordados dirigindo sem habilitação.

 

Os agentes-alunos têm uma carga horária de 160 h aula com um conteúdo pedagógico dividido entre dezoito disciplinas. Todos serão submetidos a uma avaliação final, se obtiverem êxito os novos agentes serão efetivados na corporação a partir do próximo sábado (7).

 

Todos estarão aptos a atuar nas operações de  trânsito, nas blitze educativas e repressivas. Os agentes que forem aprovados também serão escalados para trabalharem na cobertura da Festa da Cerveja, evento que irá ocorrer no Parque de Exposições no fim de semana. Diante das abordagens a secretaria de Trânsito e Transportes de Divinópolis destacou a importância das operações promovidas, uma vez que o índice de negligência dos condutores ainda é muito alto. Com o novo reforço que a secretaria está recebendo, operações como esta poderão ocorrer com maior frequência no município.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.