quarta-feira, 24 de Abril de 2013 10:27h Carla Mariela

30º Congresso Mineiro dos Municípios será realizado no próximo mês

Conforme, o presidente da AMM, o evento terá palestras de alto nível para orientar e qualificar cada vez mais os novos gestores

O 30º Congresso Mineiro dos Municípios está previsto para ocorrer nos dias 07, 08 e 09 de maio. Neste encontro estarão presentes gestores, empresários e toda a população que queira prestigiar o evento. As atividades e palestras ocorrerão no Expominas em Belo Horizonte, na avenida Amazonas, 6030, Gameleira. O evento é organizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) e traz como tema neste ano: Os novos desafios e oportunidades da Gestão Municipal.
Uma das palestras que será presidida no encontro, visa pautar a importância do planejamento dos municípios e medidas para serem colocadas em prática por meio dos gestores municipais em momento de enfrentamento de dificuldades nas cidades.
Conforme a assessoria da AMM, atualmente a carência dos profissionais qualificados para se responsabilizarem pela elaboração e acompanhamento dos projetos urbanos é um dos principais problemas enfrentados pelos administradores. A palestra que apontará esta questão acontecerá no dia 09 de maio, às 14h, e será ministrada pelo diretor da AMM, Mauro Zanin. O diretor explicará com mais detalhes quais são os aspectos de infra-estrutura do local escolhido como moradia, lazer, condições de cidadania e transporte, como planejamento. Segundo Mauro Zanin, para contribuir com os gestores, a AMM tem assessores que estão preparados para auxiliar os prefeitos.
Um dos assuntos que será pautado também é a elaboração do Plano Diretor nos municípios, o qual é um instrumento básico de planejamento para a implantação de políticas de desenvolvimento urbano. O processo de elaboração do Plano Diretor deve ser conduzido pelo Poder Executivo, articulado com o Poder Legislativo e sociedade civil. A participação da população é fundamental para que o planejamento das respectivas cidades possa atender as expectativas do cidadão.
Em Divinópolis, o Plano Diretor já está sendo elaborado, por meio de uma equipe da Funedi/UEMG, indicada pelo Poder Executivo. Esta equipe já realizou a fase dos encontros preparatórios e estão na fase das Audiências Públicas, para apresentar o diagnóstico elaborado nos encontros preparatórios e em seguida escolher os delegados que representarão cada região do município para participarem da Conferência da Cidade. Tudo isso, servirá para a criação do Plano Diretor do município, que será encaminhado para a Câmara Municipal para ser aprovado e caso isso ocorra este terá que ser revisado a cada dez anos.
O presidente, Ângelo Roncalli, ressaltou para a reportagem da Gazeta do Oeste, que sem dúvida este congresso é um evento que vem sendo preparado com muito cuidado, para os mais de 680 novos gestores, trazendo as palestras de alto nível para qualificar cada vez mais estes administradores. Terá também segundo Roncalli, as palestras denominadas magnas para tratar de temas sobre como os municípios poderão inovar, ser criativos, buscar parcerias com iniciativas privadas. Terá também, a apresentação do panorama da economia mostrando como estão as oportunidades para melhorar a arrecadação dos mesmos. Além disso, atividades para saber como está à comunicação entre as cidades, bem como entre a cidade e a população.
Ângelo Roncalli, acrescentou que será um momento de intercâmbio e troca de experiência entre os gestores. No 2º dia do Congresso terão premiações para os municípios que estão concorrendo nas questões relacionadas à dengue, saúde, enfim as principais ações que estão sendo desenvolvidas nas respectivas cidades. Nesse sentido, serão selecionados os municípios vencedores para a entrega das premiações. Roncalli ainda destacou que além do congresso tem a feira, onde diversas empresas participam com o objetivo de proporcionar melhorias da gestão pública.
O 30º Congresso finalizará com a posse da nova diretoria da AMM, que ocorrerá no último dia, 09 de maio. Sendo assim debatidos temas de extrema importância para a sociedade e para os prefeitos.

 


Programação
07 de maio:
10h abertura solene
12h atração cultural
14h30 palestras técnicas
15h45 gerenciamento de mudanças, palestrante: Max Gehringer

08 de maio:
10h Os desafios das gestões municipais face ao cenário econômico, palestrante: Gustavo Loyola
12h Atração Cultural
14h palestras técnicas
15h45 gestão da comunicação e os instrumentos de transparência, palestrante: Fernando Mitre
18h30 entrega do prêmio mineiro de boas práticas na gestão municipal

09 de maio:
10h A transformação do Brasil: a importância dos governos locais neste processo, palestrante: Ricardo Amorim
12h Atração Cultural
14h palestras técnicas
15h45 Liderança e empreendedorismo em favor da governança e do desenvolvimento local e regional
17h30 posse da diretoria Gestão 2013/2015

 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.