sexta-feira, 27 de Julho de 2012 15:44h Carla Mariela

99 candidatos a vereador disputarão o Poder Legislativo em Carmo do Cajuru

A Câmara Municipal é o órgão legislativo que administra o Município, sendo que os vereadores desenvolvem nesse espaço, trabalhos voltados para a cidade e para a população por meio de reuniões ordinárias, nas quais a população pode assistir através de reuniões internas. Cada Município possui um número máximo de vereadores, conforme, a Constituição de 1988.

 


Em Divinópolis, por exemplo, para disputar as eleições 2012, os candidatos pela chapa proporcional estão concorrendo a 17 vagas do Poder Legislativo. Já no Município de Carmo do Cajuru, as vagas são totalizadas em onze.

 


Normalmente, a Constituição impõe à Câmara uma série de obrigações, que se revestem de responsabilidades que devem ser seguidas pelos funcionários e vereadores. A atividade legislativa ocorre em relação à temas de interesses locais e suplementares a legislação federal e estadual no que couber (CF, art.30 I e II).
O processo pelo qual as normas jurídicas municipais são feitas é determinado pelo Regimento Interno das Câmaras. Também é assegurada a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade e de bairros, por meio de manifestações. Cada Casa Legislativa pode possuir comissões especiais que são responsáveis pela discussão de determinados assuntos de interesse público.

 


De acordo com as informações do analista judiciário do cartório eleitoral de Carmo do Cajuru, Cristiano, o total de candidatos a vereador que já passaram pela convenção partidária com o objetivo de disputar as vagas oferecidas pela Casa Legislativa de Carmo do Cajuru, são noventa e nove no geral.

 


Em relação às candidatas femininas, existem seis mulheres pela coligação/partido DEM e PV, seis pela coligação/partido PDT e PSD, sete pela coligação/partido PR e PSDB, sete também pela coligação/partido PT e PMDB. E por fim, cinco pela coligação/partido PTB. No total são 31.

 


Já os candidatos masculinos, são treze pela coligação/partido DEM e PV. Quatorze pela coligação/partido PDT e PSD. Quinze pela coligação/partido PR e PSDB. Quinze candidatos também pelo PT e PMDB e onze pela coligação/partido PTB. Total de candidatos é 68.

 


Por fim, para o processo eleitoral de 2012, no Município de Carmo do Cajuru, ao todo são noventa e nove candidatos pela chapa proporcional, sendo que trinta e um são mulheres e sessenta e oito são homens. Todos com o objetivo de assumir as 11 vagas que serão disponibilizadas na Câmara Municipal da cidade para representar a população.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.