terça-feira, 29 de Janeiro de 2013 11:39h Carla Mariela

A importância da escada Magirus para incêndios de maiores proporções

Deputados afirmam que é necessário que haja um trabalho mais fortalecido para a aquisição desse equipamento

A tragédia que ocorreu em Santa Maria (RS), onde mais de duzentos universitários morreram devido a um incêndio em uma boate, fez com que a reportagem relembrasse a solicitação feita pela ex-vereadora, Heloísa Cerri,  em relação à aquisição da escada Magirus, uma vez o Município não possui esse equipamento e em casos de incêndio em grandes proporções, os Bombeiros não conseguem ter acesso aos locais vítimas. A reportagem relembrou o pedido da ex-parlamentar e conversou com o deputado estadual, Fabiano Tolentino (PSD), e as assessorias dos Deputado Federais Jaime Martins (PR) e Domingos Sávio (PSDB) sobre propostas para adquirir o equipamento para a cidade.
Uma das iniciativas da ex-vereadora, Heloísa Cerri, foi encaminhar o ofício de número 049 no dia 12 de março de 2009, ao Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), solicitando a viabilidade de um estudo junto ao Governo do Estado para a aquisição de uma escada Magirus para uso do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Divinópolis. Conforme Cerri o uso da escada Magirus facilitaria o trabalho da corporação.
Nas edições anteriores da Gazeta do Oeste, Heloísa Cerri, afirmou que a cidade tem um crescimento vertical e até mesmo desordenado e o seu receio era que pudesse ocorrer na cidade, um incêndio de grande proporções. Ela até chegou a apresentar um orçamento do equipamento que custava R$1 milhão. Na época, a edil contou para a reportagem que questionou aos Bombeiros o que seria feito por eles, caso houvesse um incêndio que precisasse do equipamento, segundo a ex-vereadora, a resposta dada foi que eles rezam para que nada aconteça, pois infelizmente eles não têm como acessar os andares mais altos de prédios.
O Deputado Fabiano Tolentino, disse que vai aproveitar a vinda do Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, no dia 15 de Fevereiro em Divinópolis e vai fazer uma solicitação a ele para que se consiga este equipamento. “Com a nossa verba como Deputado, nós não vamos conseguir esta escada Magirus, porque este equipamento é muito caro. Mas, vamos cobrar do Secretário Rômulo Ferraz em sua vinda à cidade para se ter a escada Magirus, uma vez que o Estado tem condições”, afirmou.
A assessoria do Deputado Federal Jaime Martins, ressaltou que o Corpo de Bombeiros é estadual e que por isso não tem como elaborar uma emenda específica para a aquisição do equipamento. Conforme a assessoria; tem como fazer uma emenda sim, de maneira que se tenha um montante X para repassar para a secretaria estadual de Segurança Pública. Quando esse dinheiro chega lá, eles é que destinam para o fator mais importante, como por exemplo, compra de viaturas, equipamentos, dentre outros. “O que o Deputado Federal, Jaime Martins, tem feito pessoalmente é cobrar para que parte da verba de segurança seja aplicada como, por exemplo, na compra da escada Magirus”, relatou a assessoria.
Já a assessoria do Deputado Federal Domingos Sávio, afirmou que o parlamentar se encontra de férias, e que por isso não estava atendendo o telefonema da reportagem. A própria assessoria entrou em contato com Domingos Sávio, que então destacou que projetos para conseguir este equipamento para o Município são de suma importância.
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Divinópolis por telefone para falar sobre o assunto e quem atendeu foi o Soldado Santos. Ele disse que outro membro da equipe iria responder as questões por e-mail, mas até o fechamento da matéria a Corporação não havia encaminhado as respostas solicitadas pela reportagem.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.