quinta-feira, 5 de Julho de 2012 15:07h Carla Mariela

A importância da mulher na política

Nas eleições 2012, os partidos políticos que descumprirem a exigência de preenchimento das mulheres de pelo menos 30% das vagas para o processo eleitoral, terão uma dura campanha

Nas eleições 2012, os partidos políticos que descumprirem a exigência de preenchimento das mulheres de pelo menos 30% das vagas para o processo eleitoral, terão uma dura campanha, pois se houver o descumprimento das regras políticas, os procuradores eleitorais de todo o país irão pedir a impugnação das chapas que não preencherem as cotas femininas. Nesse ano é fundamental que a política tenha a participação das mulheres; e em Divinópolis, durante as convenções partidárias, esse tema foi um dos assuntos mais abordados pelos representantes dos partidos, além da apresentação oficial dos candidatos.

 


Esse assunto se tornou tão importante que recentemente o partido PR Mulher, realizou um curso de política, no Edifício Costa Rangel, onde as pessoas que participaram tiveram uma orientação maior de como proceder em uma campanha política e principalmente saber sobre a importância da mulher na eleição. O curso já foi realizado em BH pelo partido PR Mulher da capital mineira, e Tereza Lada, que é presidente do partido, sabendo da essência da mulher na política decidiu trazer a equipe até Divinópolis.

 


De acordo com, Tereza Lada, a mulher está ganhando mais espaço na sociedade. “A mulher está cada vez mais se inserindo no espaço político, exemplo disso, é a presidenta Dilma Rousseff. O PR Mulher realizou esse curso justamente para que todos que estivessem interessados nas questões políticas e que às vezes não sabem muito sobre o tema pudessem participar para esclarecer as dúvidas e adquirir também mais vontade de está nesse meio. O curso é de capacitação, é intensivo e é direcionado para as eleições desse ano”, disse.

 


Outro partido que abordou com bastante ênfase a participação da mulher na política, foi o PcdoB, que tem como presidente a Valéria Morato. Durante a convenção desse partido, foi distribuído para todos os filiados, representantes do partido e outras lideranças que se encontravam no local, uma revista, onde o conteúdo apresentado ressaltava algumas mulheres que já superaram alguma dificuldade na vida e hoje conseguiu um espaço na sociedade, como por exemplo, a história de Dilma Rousseff até ela assumir a presidência do Brasil, a Maria da Penha que teve o seu nome aplicado em uma lei em proteção da mulher, dentre outras.

 


A convenção do PSDB, onde o candidato a prefeito apresentado foi o Vladimir Azevedo; teve um discurso direcionado para a mulher vindo do Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PSD). Segundo Tolentino, a presença das mulheres na política é importante, porque isso mostra que a democracia existe.

 

Hoje, dia 05, até as 19h, é o último prazo para que os partidos façam o registro oficial dos candidatos da chapa majoritária e proporcional depois das convenções. Cabe aos juízes eleitorais detectarem o descumprimento das cotas e dar o prazo de 72h para que os partidos façam as suas adequações. Caso o juiz não peça, o Ministério Público ou os próprios partidos adversários podem mover a ação pedindo a impugnação da chapa. Contudo, os partidos durante as convenções de Divinópolis, mostraram que estão conscientes, pois todos abordaram a importância do tema e apresentaram as mulheres nas chapas proporcionais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.