quinta-feira, 21 de Março de 2013 07:06h Carla Mariela

A UED (União dos Estudantes de Divinópolis) será reativada

Um dos objetivos da UED é fazer com que as reivindicações do movimento estudantil divinopolitano sejam ouvidas

A UED (União dos Estudantes de Divinópolis) é o resultado do trabalho de jovens que se reúnem para discutir a qualidade da educação no Brasil, bem como a realidade e o progresso do estudante de Divinópolis. O membro da UED, Felipe Alveoli, ressaltou que a reativação será realizada após 20 anos de inatividade.
Ele ainda explicou que a UED é uma instituição que passou por grandes momentos em Divinópolis contribuindo com a educação na cidade. Segundo Alveoli, ele fez uma busca nos jornais da UED e descobriu que a história da UED foi muito mais longe do que se imaginam. “Pesquisando a história a gente percebe que ela foi longe, entretanto, em 89 ela foi desativada por um grupo político da cidade, porque a militância daquela década estava afetada por causa do período do regime militar, por causa das repressões. Agora depois de 20 anos, e de varias tentativas para reativá-la isso parece se tornar realidade, de uma forma mais concreta nós já estamos indo as escolas, conversando com diretores, com secretários, fazendo convergência também com o empresariado e principalmente indo direto aos estudantes”, afirmou.
Conforme Felipe Alveoli, o primeiro passo da UED é justamente de ouvir o estudante para saber quais as demandas que inicialmente eles têm para apresentar. Ele finalizou dizendo que a UED inicia a sua nova fase defendendo a liberdade de pensamentos, ideologias e bandeiras partidárias, além disso, a independência do estudante como cidadão. Como movimento, a proposta é trabalhar o mais próximo possível destes estudantes, sendo agente de mudanças, lutando por democracia e igualdade social na educação.
Portanto, a UED visa saber também como anda a educação especial, o acesso de estudantes com deficiências, conhecer a realidade da educação em cotidianos da periferia, além de contar com o apoio de professores das redes pública e privada de ensino e o engajamento de estudantes de todos os níveis e instituições de ensino de Divinópolis.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.