sexta-feira, 27 de Novembro de 2015 11:31h

ALMG assina acordo de cooperação com Câmara de Juiz de Fora

Durante a solenidade, deputados ressaltaram que a medida vai propiciar maior democratização da informação

O acordo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Juiz de Fora (Zona da Mata) foi assinado nesta quarta-feira (25/11/15). O objetivo é inserir o município na Rede Legislativa de Televisão Digital. A partir da assinatura do documento, as três instituições passam a compartilhar o sinal digital em seus canais de TV.

A Câmara dos Deputados, por meio da rede de televisão, está promovendo convênios com casas legislativas por todo o País. A transmissão digital permitirá a abertura dos sinais dos canais de TV dos Parlamentos brasileiros. A novidade é que a Rede Legislativa conta com o recurso da multiprogramação, que possibilitará levar ao ar até quatro canais de maneira independente, cada um com 24 horas de programação disponível, e usando apenas um transmissor.

Para o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Hely Tarquínio (PV), que representou o presidente Adalclever Lopes (PMDB) na solenidade, o convênio vai propiciar maior democratização da informação e ampliar o conhecimento da população sobre a atuação dos membros do Legislativo, tanto em âmbito municipal, estadual como federal. “A medida proporciona relevante melhora na interação entre eleitos e eleitores, potencializando a fiscalização do cidadão em relação aos seus representantes”, ressaltou.

O deputado Lafayette de Andrada (PSDB), 2º-vice-presidente da ALMG, também comemorou a assinatura do acordo, que considerou o termo um importante passo para a aproximação da população de Juiz de Fora com os membros do Parlamento. Também celebrou a medida o deputado Missionário Márcio Santiago (PTB), para quem a cerimônia marcou um momento histórico.

Além dos deputados, o 1º-secretário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Aparecido Reis, também assinou o acordo de cooperação. Ele falou sobre o papel das TVs legislativas para ampliar a compreensão dos cidadãos acerca da atuação dos parlamentares, em especial, dos vereadores que atuam no município. Cido, como é conhecido, parabenizou os servidores da TV Assembleia pelo suporte e orientação.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.