quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 10:50h

ALMG vai celebrar o Dia Internacional do Farmacêutico

Regulamentação da profissão foi resultado de movimento iniciado em Minas Gerais no final da década de 1960

A pedido do deputado Ulysses Gomes (PT), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear, em Reunião Especial de Plenário, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG) pelo Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. A solenidade será na próxima quinta-feira (24/9/15), às 20 horas.

O deputado Ulysses Gomes salienta a importância do trabalho farmacêutico e sua proximidade com os cidadãos. “Somos agradecidos por poder contar com o trabalho, a dedicação e orientação que oferecem. Desejo que esses profissionais conquistem suas aspirações e avancem cada vez mais", declara o parlamentar.

O CRF-MG iniciou suas atividades em 23 de agosto de 1961. A entidade, que acaba de completar 54 anos, é o segundo Conselho de Farmácia do Brasil em número de afiliados. Atualmente, existem 22.326 profissionais e 11.557 estabelecimentos inscritos no órgão.

A instituição zela pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina dos que praticam atividades farmacêuticas no Estado. Como ações complementares, promove atividades que visam contribuir para a melhoria da saúde pública e da assistência farmacêutica.

De acordo com informações do CRF-MG, Minas também comemora a data porque nasceu aqui a primeira Escola de Farmácia da América Latina, fundada há 176 anos, em Ouro Preto (Região Central do Estado). Foram os farmacêuticos da Associação Mineira que convenceram o então presidente Juscelino Kubitscheck da necessidade de regulamentar a profissão.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.