sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 09:42h Gazeta do Oeste

AMM toma posse no CONSEC

A Associação Mineira de Municípios (AMM), por intermédio do Gerente Geral, Rogério Moreira, e da Assessora do Departamento de Capitação de Recurso, Mara Rabelo, foi nomeada um dos membros do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. A reunião que instalou o conselho foi realizada na última quarta-feira, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

 


A AMM, por ser a representante legitima das 853 cidades mineiras e por seu reconhecimento, importância e relevância no processo de discussão e construção das políticas públicas, passou a ter assento no conselho como uma das entidades convidadas pelo Governo de Minas para participar do programa.

 


O CONSEC tem entre as principais missões a elaboração, acompanhamento e execução do Plano Estadual de Cultura, além de criar discussões e elaborações das políticas públicas culturais de Minas Gerais. O Conselho é formado por 22 membros, 11 do poder público Estadual e 11 da sociedade civil organizada.

 


A Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, destacou o modelo do conselho. “A instalação do CONSEC significa uma melhora ao modelo clássico de gestão, inaugurando uma nova ordem, de gestão compartilhada em nível horizontal, em rede, entre Poder Público e sociedade civil”, ressaltou.



Minas Gerais

 


Hoje, Minas Gerais têm 590 municípios com conselhos municipais de cultura, 790 municípios com bibliotecas públicas, além dos 689 municípios que já recebem recursos do ICMS cultural, que em 2011 representou aproximadamente R$ 60 milhões de investimento. O Estado ainda conta com 60% do patrimônio tombado do Brasil.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.