segunda-feira, 4 de Maio de 2015 10:38h

Antônio Júlio toma posse como presidente da AMM durante o 32º Congresso Mineiro de Municípios

Evento conta com a entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevêdo e do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Começa na próxima quarta-feira, 6 de maio, no Expominas, o 32º Congresso Mineiro de Municípios, maior evento da Associação Mineira de Municípios (AMM), que reúne prefeitos, gestores, servidores e parlamentares de todo o país para o debate sobre políticas públicas e as principais demandas municipalistas. A solenidade de posse do presidente eleito da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, acontece no dia 7 de maio, às 18 horas. 

No primeiro dia de evento (6/05), às 18h30, será realizada a entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevêdo, condecoração concedida a entidades e personalidades que se destacam no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios.

Após a cerimônia, serão apresentados os vencedores da quinta edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela AMM e chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ). O prêmio é conferido a prefeituras que tiveram práticas bem sucedidas e iniciativas de modernização reconhecidas.

A programação conta com uma série de palestras e salas técnicas onde serão abordados diversos temas relacionados à gestão municipal. Paralelamente, também será realizada a 1ª Conferência Internacional e Mostra Interativa sobre Mobilidade e Regeneração Urbana, que apresentará exemplos de sucesso de municípios portugueses e a aplicabilidade dessas soluções aos municípios mineiros. 

Cidade do Futuro

Este ano, o tema do Congresso será a "Cidade do Futuro", projeto idealizado pela AMM com o apoio da empresa de consultoria PwC Brasil, que tem como metas tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente na administração e bem-estar do cidadão.

O projeto tem foco em sete eixos principais: cidade segura, saudável, fluida, rica, transparente, inteligente e sustentável. Os critérios visam o desenvolvimento da gestão pública integrada à sociedade de forma colaborativa e transparente, e buscam aliar conhecimento para estabelecer uma administração comprometida com a cidade que todos querem ter.

Conselhos Representativos de Prefeitos

Outra novidade da AMM será o lançamento dos Conselhos Representativos de Prefeitos, formados por comitês que se reunirão trimestralmente para discutir os pontos de maior dificuldade na gestão municipal, propiciar a integração e articulação política e buscar possíveis soluções para as cidades.

O objetivo é buscar alternativas para os problemas comuns, como o fim dos lixões, precatórios, gestão do SUS, crise hídrica, dentre outras questões. Além de encontrar alternativas para impasses administrativos, os Conselhos promovem o diálogo com órgãos representativos do setor econômico, sindicatos, Legislativo, Judiciário, governos federal e estadual.

A AMM definiu seis conselhos temáticos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Governança. Cada um deles será composto por dez prefeitos e parlamentares que foram escolhidos estrategicamente pela instituição.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.