segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 11:53h

Assembleia homenageia Censa-Betim pelos 50 anos de fundação

Instituição presta atendimento clínico e educacional a pessoas com deficiência e transtorno mental e seus familiares

O Centro Especializado Nossa Senhora d'Assumpção (Censa), de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), será homenageado na próxima sexta-feira (14/11/14), em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelos 50 anos de sua fundação. A solenidade, solicitada pelo deputado Rômulo Veneroso (PV), será realizada às 20 horas.

"O trabalho do Censa em Betim tem ajudado pessoas com deficiências mentais há 50 anos. As ações promovidas melhoram a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares, levando educação, apoio e qualidade de vida a todos os atendidos. A sociedade precisa de ações como esta, que ofereçam apoio e instrução aos que precisam”, afirma o parlamentar.

Fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, o Censa presta atendimentos clínicos e cuidados básicos a pessoas com deficiência e transtornos mentais e a seus familiares. É um espaço de convivência que oferece serviços médicos, psicológicos e atividades culturais e de lazer, com o objetivo de assegurar aos pacientes qualidade de vida e uma educação socializadora.

Entre as atividades, o Censa oferece escolaridade especial, iniciação esportiva, jardinagem, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. A instituição funciona num espaço que alia infraestrutura e natureza, contando com 22 mil metros quadrados de área verde, quadras, piscinas, salas de informática e outras instalações que garantem conforto e segurança aos atendidos.

Os educandos participam de aulas de teatro e música. Essas atividades resultaram na formação de um coral e um grupo teatral, que já realizou mais de 100 apresentações em diversas cidades.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.