sexta-feira, 21 de Novembro de 2014 07:07h

Assembleia Legislativa homenageia Lions Clube

Reunião Especial de Plenário celebra 60 anos do Distrito LC4 da instituição, fundada em Minas Gerais em 1954

O Distrito LC4 do Lions Clube de Minas Gerais será homenageado na próxima segunda-feira (24/11/14), em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelos 60 anos de sua criação. A solenidade, solicitada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), será realizada às 20 horas.

Segundo o parlamentar, a Reunião Especial deve-se à importância do movimento de cidadãos que desenvolvem, no Estado, em caráter voluntário, programas de cunho social, cultural, assistencial e cívico, contribuindo para atividades realizadas tanto pelos Poderes Públicos quanto a sociedade civil organizada. "É uma parceria pela cidadania que começou em 1954", afirma Adelmo, que se declarou honrado em propor a homenagem.

A Lei Federal 5.575, de 1969, reconheceu os Lions Clubes do Brasil como de utilidade pública e a Lei Estadual 18.361, de 2009, reconheceu (Art. 1º) “o relevante interesse coletivo, a importância social das obras e a utilidade pública das unidades do Lions Clubs International localizadas no Estado”.

Lions Clube - O Lions é a maior instituição mundial na esfera dos clubes de serviços, somando mais de 1 milhão de associados em cerca de 206 países. Ele também está presente em hospitais, centros de saúde, escolas, regiões atingidas por desastres naturais e outros. Os sócios fazem trabalho voluntário em comunidades, ajudando, liderando, planejando, apoiando e atendendo necessidades específicas de cada local que necessita de auxílio. Como o Lions Clube é internacional, enfrenta desafios que ultrapassam fronteiras. A entidade desenvolve com seus voluntários programas de cunho social, cultural, assistencial e cívico, contribuindo com diversas obras inseridas nas políticas de inclusão social.

Em dezembro de 1954, o Lions iniciou suas atividades em Minas Gerais, com a instalação do primeiro clube da região, o Lions Clube BH Centro. Já em abril de 1964, foi constituído o Distrito L-11 da Associação Internacional de Lions Clubes, integrando o Distrito Múltiplo L, tendo como primeiro governador o companheiro-leão (CL) Calistrato Borges de Muros. Em julho de 1999, em razão de novo redistritamento, o Distrito L-11 passou a se denominar Distrito LC-4, vinculado ao Distrito Múltiplo LC, que reúne cerca de 1500 associados.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.