quarta-feira, 21 de Setembro de 2011 11:31h Flávia Brandão

Associação Brasileira de Municípios foca gestão pública em seminário

Na oportunidade, prefeito de Divinópolis assinou convênio para qualificação de servidores

Foi realizado, ontem (20), pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), com apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, o 2º Seminário Nacional de Gestão Pública 2011 com objetivo de debater temas de relevância para os municípios brasileiros. Cerca de 160 pessoas -  gestores, técnicos e servidores públicos municipais, estaduais e federais da Região Sudeste do Brasil -  se inscreveram para o encontro, que teve a presença do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), na abertura, juntamente a representantes do Governo do Estado, da Caixa Econômica Federal, da Eletrobrás, entre outras entidades. Na oportunidade, foi assinado um convênio entre a prefeitura de Divinópolis, a ABM, a Frente Mineira de Prefeitos e Fundação Getúlio Vargas para promover a qualificação dos servidores municipais de Divinópolis.


Ao todo, o seminário apresentou seis temas em torno da Gestão Pública, sendo eles: “A assistência técnica da Caixa em apoio aos Municípios’; “Melhores Práticas em Gestão Local – Projeto Minas premiados pela Caixa”; “Gestão Energética Municipal”; “Programa de Qualificação e Assistência Técnica”; “O novo na Gestão Pública”; “Compras públicas como ferramenta de desenvolvimento local”. Encerrando a programação ocorreu o lançamento da Campanha Regional do Laço Vermelho 2011, pela Unaids no Brasil, com entrega de certificados aos municípios das Regiões Sudeste, que aderiram a Campanha em 2010.


O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou que sua administração sempre acreditou na qualificação e citou que o 1º Seminário de Gestão Pública, que ocorreu em Divinópolis, foi na época em que seu governo completou 100 dias. Na ocasião, houve a palestra magna do então vice-governador e “grande técnico em gestão pública, professor Antônio Anastasia”.


Vladimir avaliou que juntamente a luta, que está sendo empreendida pelos municípios para a regulamentação da Emenda 29 e os royalties do pré-sal deve haver a busca pelo aprimoramento da gestão nos municípios. “Não adianta vir dinheiro, aumentar a capacidade de investimento financiamento dos programas se não tiver gestão e esses seminários tem essa finalidade”,disse.


Convênio


Durante o seminário foi assinado convênio pelo prefeito Vladimir Azevedo para capacitação dos servidores. “Divinópolis e Varginha são as duas primeiras cidades de Minas Gerais, que irão começar a interagir com esse programa, entendemos que o servidor municipal - que ficam no dia a dia nas rotinas dos municípios - tem que estar sempre reciclando e aprimorando para que a gestão pública esteja cada vez melhor”, destacou. O prefeito acrescentou que hoje será feita uma reunião para operacionalização do convênio. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.