sábado, 7 de Fevereiro de 2015 07:52h

Atuação parlamentar ganha espaço na TV Assembleia

Assembleia Notícia, programa que estreou em fevereiro, incorpora entrevistas ao vivo no Plenário

Um novo programa jornalístico estreou na TV Assembleia em 2015, ampliando o espaço dedicado pela emissora à produção legislativa e à atuação parlamentar. Desde o dia 1º de fevereiro, o Assembleia Notícia substituiu o antigo noticiário do canal, o Repórter Assembleia.

O novo programa incorporou entrevistas com parlamentares, que já eram realizadas de forma avulsa no Visão Parlamentar, e levou a apresentação das notícias para dentro do espaço mais nobre da Casa, o Plenário. Além disso, foi triplicado o tempo de exibição: enquanto o Repórter Assembleia contava com meia hora diária, a partir de 19h30, o Assembleia Notícia vai ao ar em três edições ao vivo de 15 a 30 minutos, sempre às 9 horas, às 13h45 e às 19 horas.

De acordo com a gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembleia, Patrícia Porto, a intenção das mudanças é valorizar o processo legislativo na programação da TV, utilizando outros recursos além das reportagens produzidas pelas equipes jornalísticas. Vem daí a incorporação das entrevistas, em que os parlamentares têm mais oportunidade para comentar projetos em tramitação, audiências realizadas com a participação de representantes do Poder Executivo e eventos realizados pela Assembleia no interior, entre outras atividades.

A mudança de cenário traduz a iniciativa de voltar os olhos para dentro do Parlamento. Dessa maneira, a apresentação do telejornal saiu do estúdio e passou a acontecer no Plenário, onde antes só ocorriam entrevistas com os deputados estaduais. Durante 2015, também está programada a produção de dois documentários jornalísticos, por meio do programa Narrativas. Ele incorpora à rotina da TV Assembleia uma iniciativa pontual premiada em 2014: o documentário Na Lei ou na Marra: 1964, um combate antes do golpe. O programa venceu o 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria documentário de TV.

O programa Sala de Imprensa, em que diversos jornalistas sabatinam uma autoridade ou especialista, também será reformulado. Ele vai se dedicar à analise do jornalismo em casos e temas específicos, de maior repercussão na mídia. Já o Assembleia Debate, que costumava enfrentar a concorrência do futebol nas quartas à noite, passou a ser exibido às quintas-feiras, às 12 horas. Todos os demais programas da TV Assembleia continuam no ar em 2015, com o objetivo de consolidar o caráter público e educativo da programação.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.